Política Titulo
Deputado de Sto.André quer CPI das Santas Casas
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
14/04/2007 | 07:12
Compartilhar notícia


O deputado estadual José Bittencourt (PDT-Santo André) protocolou na Assembléia Legislativa um requerimento de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a crise nas Santas Casas do Estado. É o 11º pedido de CPI na atual legislatura – nenhuma aprovada até agora –, e tem o apoio de parlamentares de situação e oposição.

Segundo o deputado, essas instituições vivem situação de “penúria”, com ele responsabilizando os governos federal e estadual.

“Não existe capacidade sequer para manter os equipamentos, quanto mais para ampliar o atendimento”, denuncia. “O problema é que o SUS (Sistema Único de Saúde) reembolsa muito pouco pelo atendimento. Além do mais, em muitas regiões o governo do Estado não faz a compensação financeira do atendimento a detentos, por exemplo”, completou.

Entre os deputados que assinaram o requerimento de CPI estão os tucanos Fernando Capez e Orlando Morando (São Bernardo). Parlamentares da bancada petista também endossaram o documento.

Apesar de ter CPIs na frente, Bittencourt acredita que a investigação sobre a crise nas Santas Casas pode furar a fila. “É uma investigação de interesse de situação e oposição. Por isso, pode haver acordo para ser instalada”, supõe José Bittencourt.

Na próxima semana, os líderes dos partidos devem se reunir com o presidente da Assembléia, Vaz de Lima (PSDB), para discutir a composição das comissões permanentes e as CPIs que podem ser instaladas.

Justiça - O líder do PT na Assembléia, Simão Pedro, prometeu entrar na Justiça contra a Mesa Diretora caso Vaz de Lima retome a interpretação do regimento que permite a votação de projetos em caráter de urgência sem discussão em plenário.

O presidente havia dado essa interpretação na semana passada. Mas voltou atrás, anunciando que irá aguardar o trabalho de uma comissão que analisa o regimento. O grupo está empenhado em conseguir maior agilidade nos trabalhos da Assembléia.

Os deputados estaduais petistas acusam Vaz de Lima de “submeter” o Legislativo ao governo de José Serra (PSDB).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;