Internacional Titulo
EUA cobram julgamento do único acusado pelo 11 de setembro
Da AFP
22/03/2005 | 19:37
Compartilhar notícia


O governo americano pediu nesta terça-feira à juíza Leonie Brinkema, encarregada do dossiê sobre francês Zacarias Moussaoui, o único acusado nos Estados Unidos pelos atentados de 11 de setembro, que fixe a data para o começo do julgamento para o dia 31 de outubro

Nesta solicitação por escrito à juíza responsável pelo tribunal federal de Alexandria, próximo de Washington, o departamento de Justiça pediu que a seleção do júri tenha início no dia três de outubro e o processo no último dia deste mês.

A partir deste calendário, o governo americano acredita que o julgamento que determinará se Moussaoui é culpado ou não terminará pouco antes do fim do ano.

Se o júri lhe declarar culpado de um delito que reúna as condições para a pena de morte, os EUA vão sugerir que a fase do processo, que estabelece este tipo de sentença, comece no dia quatro de janeiro de 2006.

A Suprema Corte americana se recusou na segunda-feira a examinar o caso do francês Moussaoui, abrindo o caminho para um julgamento que pode ser passível à pena de morte.

Os advogados de Moussaoui tinham apelado em janeiro à mais alta instância do poder judiciário americano para pedir que esta examinasse a prisão realizada em setembro por ordem de um corte de apelações da Virgínia (leste).

A decisão desta corte permitiria à promotoria requerer a pena de morte e proibir o testemunho direto das pessoas que haviam sido detidas em segredo e que Moussaoui desejava que comparecessem a seu favor.

Moussaoui, 36 anos, esteve detido em Minnesota (norte), por violação das leis de imigração, três semanas antes dos atentados de 11 de setembro de 2001 quando fazia um curso de pilotagem.

O processo contra Zacarias Moussaoui começou no final de 2001 e foi adiado devido a uma larga batalha de procedimentos judiciais, apesar dos esforços do governo americano para acelerar o processo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;