Setecidades Titulo
Deslizamentos no Ferrazópolis levam à interdição de três casas
Roberta Nomura
Especial para o Diário
22/03/2005 | 14:41
Compartilhar notícia


Deslizamentos no Jardim Leblon, bairro Ferrazópolis, em São Bernardo, fizeram com que a Defesa Civil interditasse segunda-feira, por tempo indeterminado, três casas na rua Bela Vista. Não houve vítimas. As famílias tiveram de deixar suas residências porque os fundos das três casas estão comprometidas, visto que ficam em cima de um barranco de cerca de 12 metros.

Os moradores afirmam que, em junho de 1999, foi entregue um abaixo-assinado com 516 nomes para a Prefeitura de São Bernardo. A reivindicação era um muro de arrimo e proteção de encosta, mas a administração não resolveu o problema. A assessoria de imprensa da administração, por meio de nota oficial, informa que a Prefeitura fará um estudo da área. No entanto, o possível alto valor da obra e o fato de não haver garantia de que o muro dará 100% de segurança aos moradores devem inviabilizar o projeto.

O auxiliar de acabamento William da Cruz Leal, 20 anos, conta que a Defesa Civil visitou o local antes do deslizamento. “No sábado eles vieram aqui, olharam e foram embora. Nós avisamos que ia cair”. A assessoria de imprensa da Prefeitura alega que a Defesa Civil orientou os moradores a desocuparem os cômodos dos fundos.

A lavanderia da casa de Leal desabou. “Foi meu sogro que construiu, com o suor dele. Podem ser 18 anos jogados no lixo”, lamenta. A assessoria de imprensa informa que a Prefeitura se colocou à disposição para fornecer abrigo às três famílias, mas elas preferiram ficar em casa de parentes.

Na nota oficial, a assessoria da Prefeitura informa ainda que a hipótese mais provável para o deslizamento é uma infiltração de água de esgoto, já que não houve chuva no fim de semana que justificasse o acidente. A assessoria de imprensa da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) explicou que como o problema foi informado no final da tarde de segunda-feira, não houve tempo para análise. A companhia se comprometeu a fazer uma verificação no local ainda nesta terça-feira. A Sabesp também adianta que não registrou nenhuma ocorrência de atendimento no Jardim Leblon, mas que se for constatado que a responsabilidade dos deslizamentos é da concessionária, a companhia tomará todas as providências para sanar o problema.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;