Política Titulo
Leça vai ser secretário de Alckmin
Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
15/02/2003 | 19:37
Compartilhar notícia


O ex-secretário Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça, de São Bernardo, assume nesta segunda-feira o cargo de secretário particular do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Com a nomeação, é a terceira vez que Leça assume uma vaga no primeiro escalão do Palácio dos Bandeirantes. Ele também chefiou a Casa Civil durante o primeiro mandato do governador Mário Covas, morto em março de 2001.

Segundo Leça, no fim do ano passado, Alckmin já havia pedido para que ele continuasse no governo. “Também queria ficar, mas disse ao governador que precisava descansar, porque já estava há nove anos trabalhando sem férias”, afirmou. “Vou colaborar como companheiro e amigo do governador.”

Como secretário particular de Alckmin, Leça disse que terá como principal função a de administrar a agenda do governador e assessorá-lo diretamente no gabinete. “Vou estar com o governador todos os dias, ajudando no que for preciso”, disse.

Com a nomeação, Leça é até agora o único representante do Grande ABC no primeiro escalão do Estado. O secretário disse que continuará a fazer uma “ponte” entre a região e o governo porque, segundo ele, essa também é a intenção de Alckmin. Apesar de se colocar à disposição, Leça disse que não se vê como uma “referência regional no Palácio dos Bandeirantes”.

Sobre as críticas que tucanos do Grande ABC fizeram sobre o fato de o governador não ter indicado ninguém da região para compor sua equipe, Leça acredita que essa foi uma leitura muito apressada. Segundo ele, há outras pessoas representando o Grande ABC no Estado, como Silvio Minciotti, de São Caetano, que dirige a Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo).

No entendimento de Leça, o fato de o governador não ter convidado ninguém não significa que ele não atenda às reivindicações do Grande ABC. “O Estado tem dado atenção especial a todas as cidades da região”, afirmou o secretário, que espera contornar a situação. “Apesar das críticas, estou à disposição dos companheiros tucanos.”

Início – Fernando Leça é advogado e iniciou sua carreira pública em São Bernardo, onde foi diretor administrativo da Câmara Municipal e secretário de Educação no governo do então prefeito Tito Costa (1977 a 1983). Em 1982, ficou como suplente de deputado estadual, mas assumiu a vaga na Assembléia no lugar de Jacob Lopes, que teve o mandato cassado. Foi reeleito em 1986 pelo PMDB, partido do qual saiu em 1988 para formar o PSDB.

Nas eleições de 1990, Leça se candidatou a deputado federal, mas não conseguiu se eleger. A convite do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o ex-deputado assumiu em 1993 o cargo de delegado da Receita Federal em São Paulo. Em janeiro de 1995, Leça foi para a vice-presidência da Nossa Caixa. Depois disso, foi indicado pelo então governador Mário Covas para o cargo de secretário-chefe da Casa Civil, função que deixou para assumir a superintendência do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).

Leça deixou o Sebrae em março do ano passado, quando assumiu a Secretaria de Emprego no lugar de Walter Barelli, que se licenciou do cargo na época para concorrer às eleições.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;