Política Titulo
Câmara de São Bernardo quer reduzir remanejamento
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
29/11/2006 | 23:09
Compartilhar notícia


A bancada de sustentação do prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), apresentará emenda para diminuir de 40% para 30% a liberdade do socialista de remanejar o Orçamento 2007 sem consultar a Câmara. O objetivo é manter o mesmo índice utilizado neste ano. A Peça – orçada em R$ 1,99 bilhão – deve ser votada até o dia 15.

O líder de governo, Ary de Oliveira (PL), afirma que após uma reunião com todo o primeiro escalão da Prefeitura, na segunda-feira, para apresentação dos investimentos, os parlamentares optaram por reduzir o índice. “Achamos que é uma margem que dá para trabalhar tranqüilamente.”

O liberal, no entanto, adianta que podem surgir outras emendas até a votação do Orçamento. “Ainda estamos refletindo o que foi dito pelos secretários”, revela Oliveira.

Segundo o presidente da Casa, Laurentino Hilário (PSDB), a proposta de redução do índice de remanejamento para 30% é razoável. “Esse valor tem sido usado este ano e deu para ter uma flexibilidade boa para mexer no Orçamento.”

O vereador Alex Manente (PPS) não concorda. Ele apresentará outra emenda, propondo 14%. “Quero que fique nesse índice, que corresponde ao percentual de investimento previsto na Peça (R$ 260 milhões”.

Já o petista José Ferreira pretende investir na redução do remanejamento para 10%. “Acho que o valor continua alto. Precisamos lutar para diminuir isso”, afirma, embora reconheça a dificuldade de aprovação, já que dos 21 parlamentares, 17 são da sustentação.

Além dessa emenda, Ferreira protocolou requerimento ao Executivo propondo que as áreas públicas colocadas em leilão na região central do município – mas, que por enquanto, não surgiram interessados – sejam destinadas para a construção de um campus da UFABC (Universidade Federal do Grande ABC).<EM>

Ele também pede a alteração que determina a gratuidade em transporte público para guardas municipais e policiais militares que estejam sem farda. “É que muitos moram na periferia e, por causa da violência, temem andar fardados”. O remanejamento seria feito, segundo o vereador, dentro da verba disponibilizada pela ETC (Empresa de Transportes Coletivos).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;