Internacional Titulo
Governo palestino aprova plano de segurança para territórios
Da AFP
14/04/2007 | 13:33
Compartilhar notícia


O governo palestino aprovou neste sábado um plano para tentar restaurar a ordem nos territórios palestinos e a criação de um centro unificado dos serviços de segurança, anunciou o ministro da Informação, Mustapha Barghuthi.

"O Conselho dos ministros finalizou o plano de segurança e o aprovou. O plano tem como objetivo trazer segurança para os cidadãos, proteger sua vida e suas propriedades, assim como garantir a aplicação da lei na Cisjordânia e na Faixa de Gaza", declarou Barghuthi.

Um dos objetivos deste plano é combater a presença das milhares de armas leves nas ruas "em cooperação com as diferentes facções políticas", acrescentou.

O plano também prevê a formação de um "Conselho Nacional de Segurança", cuja missão será unificar o trabalho dos múltiplos órgãos de segurança palestinos. Ele será formado pelo primeiro-ministro Ismail Haniyeh e pelos ministros do Interior, das Finanças, da Justiça e das Relações Exteriores.

O governo também resolveu criar um cargo de "inspetor geral" do ministério do Interior para "controlar os serviços de segurança e garantir que eles apliquem a lei".

Os territórios palestinos, principalmente a Faixa de Gaza, são assolados pela violência. A Faixa de Gaza é controlada por grupos armados e clãs familiares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;