Internacional Titulo
Ministros da África se reúnem para preparar cúpula sobre Aids
Das Agências
24/04/2001 | 17:45
Compartilhar notícia


A reunião dos ministros africanos de Saúde, para organizar a cúpula dos chefes de Estado em 26 e 27 de abril sobre Aids, tuberculose e outras doenças infecciosas, começou nesta terça-feira em Abuja, capital da Nigéria.

Os ministros dos 24 países africanos, além de representantes de várias organizações não-governamentais ou associações de portadores do vírus, participam desta reunião de dois dias.

Convocada pela Organização da Unidade Africana (OUA), com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cúpula de Abuja reunirá mais de 40 chefes de Estado africanos na luta contra a Aids.

Segundo o vice-presidente da Nigéria, Atiku Abubakar, esta é a primeira vez que os dirigentes africanos sentam juntos com as partes envolvidas para falar dos meios necessários para deter a doença no continente.

"Precisamos de um aumento significativo de ajuda financeira para lutar contra a Aids", disse o secretário geral da OUA, Salim Ahmed Salim, na abertura do encontro.

A secretária geral adjunta da Comissão Econômica para a África das Nações Unidas (CEA), Lala Ben Barka, defendeu que a "assistência internacional deve ser feita sob forma de donativos e não de empréstimos".

Os números mais recentes da agência Onusida, no final de 2000, revelam que 25,3 milhões de habitantes da África vivem com o vírus da Aids, de um total de 36,1 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo. Os dados correspondem a 70% dos casos do mundo inteiro.

De acordo com um estudo das Nações Unidas publicado em fevereiro, a Aids provocará até 2010 uma redução de 20 anos na média da expectativa de vida nos países africanos mais afetados pela doença.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;