Política Titulo
Ministro aponta ACM como principal suspeito em grampos
Do Diário OnLine
14/02/2003 | 11:42
Compartilhar notícia


O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Waldir Pires, afirmou nesta quinta-feira que todas evidências apontam o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) como o principal suspeito pelos 232 grampos telefônicos realizados no ano passado a pedido da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

O ministro, que desconfia ter sido alvo da quebra de sigilo telefônico, pediu uma investigação sobre o caso à Polícia Federal. Ele também entregou cópia do requerimento ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que, nesta quinta, anunciou a criação de uma comissão especial para elaborar em 40 dias uma proposta de endurecimento das leis contra a escuta clandestina.

Pires classificou o grampo como uma "invasão inadmissível dos direitos dos cidadãos" e ainda lembrou o caso da violação do painel do Senado, ocorrido em 2000, e que levou ACM a renunciar ao seu mandato.

CPI - As lideranças do PT passaram a defender mais rigor nas investigações da Polícia Federal sobre o grampo. O líder do PT na Câmara, Nelson Pellegrino, afirmou que não é descartada a possibilidade de pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de inquérito (CPI) no Congresso para investigar o caso.

”Se as investigações em curso da Polícia Federal não forem suficientes, não descartamos uma CPI no Congresso”, afirmou. Ele disse que se for comprovada a participação de ACM no caso, ele será levado à Comissão de Ética

O presidente nacional do PT, José Genoino, disse que o grampo foi contra a cidadania baiana. “É preciso fazer a Revolução de 30 na Bahia em nome dos direitos republicanos e individuais.”

O ex-deputado Benito Gama (PMDB-BA) afirma que seus telefones celulares e os de sua filha e mulher estão na lista dos telefones grampeados. A lista dos grampeados também inclui, além de Pellegrino, o deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;