Internacional Titulo
Falta de alimento e gasolina é crítica na Venezuela
Do Diário OnLine
19/12/2002 | 16:12
Compartilhar notícia


A escassez de alimentos e combustível alcançou nesta quinta-feira níveis críticos, neste 18º dia de greve geral na Venezuela, segundo os principais veículos de comunicação do país, El Nacional e El Universal.

De acordo com o El Universal, os supermercados estão com as estantes praticamente vazias e as filas para o abastecimento dos carros têm mais de dois quarteirões.

A reportagem do El Nacional informa que 15% das padarias já fecharam as portas. A expectativa é a de que 35% das padarias interrompam as atividades até a semana que vem. Falta farinha de trigo e levedura em muitos dos estabelecimentos.

O presidente da Associação das Empresas Distribuidoras de gás, Carlos Giménez, acrescentou que 90% dos botijões de gás sumiram das prateleiras.

Segundo a presidente da Associação de Vendedores de Combustível, Angelina Martinó, cerca de 70% dos postos de gasolina não tinham mais o produto à venda. O transporte público começou a trabalhar com jornada reduzida, por causa da falta dos combustíveis.

No entanto, o presidente da empresa estatal de petróleo do país, Alí Rodríguez, garantiu que o abastecimento será restabelecido. Se necessário, Rodríguez reafirmou que o quinto maior exportador de petróleo do mundo importará gasolina.

Bancos - O governo venezuelano decretou que os bancos serão multados em 1% de seu patrimônio, caso não funcionem nos horários habituais.

Desde o dia 9 deste mês, as instituições bancárias aderiram à paralisação geral da oposição e abre as portas ao público, das 9h às 12h, o que gera filas diariamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;