Esportes Titulo
Nadal derrota Puerta e é campeão de Roland Garros
Do Diário OnLine
Com AFP
05/06/2005 | 15:16
Compartilhar notícia


O tenista espanhol Rafael Nadal, 19 anos, derrotou o argentino Mariano Puerta, neste domingo, por 6/7, 6/3, 6/1 e 7/5 e tornou-se o campeão do Aberto de Tênis da França, em Roland Garros — um dos quatro Grand Slam do tênis mundial.

Além de ganhar o seu primeiro Grand Slam, o espanhol derrubou o número 1 do mundo, Roger Federer, pela segunda vez e subiu de colocação no ranking de entradas. Nadal e Puerta chegaram pela primeira vez à final de um torneio de Grand Slam e para o espanhol foi sua estréia nesse tipo de competição.

Um dos maiores vencedores da temporada, Nadal chegou para o Aberto da França como um dos favoritos. Mas, para confirmar seu favoritismo, teve que eliminar o número um do mundo, o suíço Roger Federer, que jamais ganhou em Roland Garros. Federer não suportou o estilo agressivo e contundente de Nadal, que o eliminou nas semifinais por 3 sets a 1.

"Para mim é incrível ter conseguido ganhar o Roland Garros. Foi um sonho, a primeira vez que jogava aqui. Mariano foi o rival mais difícil destas duas semanas e foi uma grande partida", afirmou o vencedor emocionado até as lágrimas.

Puerta, 26 anos, voltou ao circuito 11 meses depois de um longo período de inatividade por causa de contusões e uma suspensão por uso de substâncias dopantes. Desde então, graças a seu talento e uma enorme força de vontade, conseguiu se colocar entre os melhores do ranking da ATP (11º) e alcançar seu melhor resultado em um Grand Slam. Puerta chegou à terceira rodada do aberto francês em 2000.

O match final, que foi disputado na quadra central Philippe Chatrier de Roland Garros, durou três horas e 24 minutos. A partida foi muito equilibrada. O primeiro set foi decidido em um 'tie break', vencido por Puerta. Depois, Nadal se soltou mais e conseguiu vencer os sets seguintes, o último deles com bastante dificuldade.

Os troféus do campeão e do vice-campeão foram entregues pelo presidente da Federação Francesa de Tênis, Christian Bimes, junto com o meio-campista e campeão da Copa do Mundo de Futebol de 1998, o francês Zinedine Zidane.

A vitória de Nadal foi assistida pelos monarcas espanhóis, o rei Juan Carlos I e a rainha Sofia.

Nadal, que completou 19 anos na última sexta-feira, era dos favoritos porque nesta temporada ganhou quatro títulos: Costa do Sauípe (Brasil), Acapulco (México), e os Masters Series de Monte Carlo e Roma. Além disso, já tinha vencido Puerta em duas outras oportunidades: Umag, Croácia, em 2003, e Acapulco, neste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;