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MTV define gostos musicais dos jovens da América Latina
Da AFP
14/11/2004 | 20:17
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Em Santo Domingo ou na Cidade do México, em Buenos Aires, ou em Lima, em São Paulo ou no Rio de Janeiro, grupos de jovens ouvem ao mesmo tempo a mesma música, através da emissora de televisão musical MTV, que divulga em todo o continente os trabalhos de várias bandas antes mesmo de elas serem conhecidas em seus países de origem, afirma Dulce Gordillo, assessor de imprensa da empresa no México.

"Provavelmente influenciamos e definimos muitos dos gostos musicais dos jovens latino-americanos, embora isto seja muito subjetivo, mas definitivamente as preferências musicais dos jovens não seriam as mesmas sem a MTV", disse.

Hoje a MTV chega a mais de 13 milhões de lares em 20 países de língua espanhola na América Latina, e a outros 17 milhões no Brasil, para o qual mantém um grande serviço em português.

Em 2003, o canal organizou uma campanha para promover sua imagem, mostrando como a MTV influencia os jovens do mundo, mesmo que a pessoa tenha visto a programação do canal apenas uma vez na vida.

A empresa considera ainda ter mudado a forma como os jovens vêem televisão, tanto nos Estados Unidos quanto na América Latina, sem contar é claro a maneira como ouvem música desde quando a MTV nasceu, acrescentou Gordillo.

A MTV Latina tem dois sinais dedicados 24 horas à transmissão de videoclipes: a primeira atende à demanda do México, da América Central e o Caribe, e a segunda se dedica à região sul-americana.

O canal divide suas programações pelas "diferenças de gostos musicais de cada região", destacou a porta-voz.

"Por exemplo, no México prevalece o rock, o pop e, claro, grupos alternativos que estão introduzindo no país o hip hop, que está na moda também nos Estados Unidos, mas em alguns países nem tanto", explicou Gordillo.

Os gostos, os hábitos e a cultura dos jovens latino-americanos "não podem ser considerados homogêneos, apesar de que, de certa forma, a MTV Latina tem participado na definição de suas preferências", esclareceu.

O mercado da MTV se mantém no segmento dos jovens de até 25 anos.

"Quem nos assistia antes e agora tem cerca de 30 anos chega a dizer que já não gosta tanto da MTV, porque as pessoas crescem, mas a televisão continua jovem, se renovando sempre para as novas gerações", disse.

A MTV é o canal de música número um entre os telespectadores de 18 a 34 anos e é assistida em 164 países do mundo.




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