"Provavelmente influenciamos e definimos muitos dos gostos musicais dos jovens latino-americanos, embora isto seja muito subjetivo, mas definitivamente as preferências musicais dos jovens não seriam as mesmas sem a MTV", disse.
Hoje a MTV chega a mais de 13 milhões de lares em 20 países de língua espanhola na América Latina, e a outros 17 milhões no Brasil, para o qual mantém um grande serviço em português.
Em 2003, o canal organizou uma campanha para promover sua imagem, mostrando como a MTV influencia os jovens do mundo, mesmo que a pessoa tenha visto a programação do canal apenas uma vez na vida.
A empresa considera ainda ter mudado a forma como os jovens vêem televisão, tanto nos Estados Unidos quanto na América Latina, sem contar é claro a maneira como ouvem música desde quando a MTV nasceu, acrescentou Gordillo.
A MTV Latina tem dois sinais dedicados 24 horas à transmissão de videoclipes: a primeira atende à demanda do México, da América Central e o Caribe, e a segunda se dedica à região sul-americana.
O canal divide suas programações pelas "diferenças de gostos musicais de cada região", destacou a porta-voz.
"Por exemplo, no México prevalece o rock, o pop e, claro, grupos alternativos que estão introduzindo no país o hip hop, que está na moda também nos Estados Unidos, mas em alguns países nem tanto", explicou Gordillo.
Os gostos, os hábitos e a cultura dos jovens latino-americanos "não podem ser considerados homogêneos, apesar de que, de certa forma, a MTV Latina tem participado na definição de suas preferências", esclareceu.
O mercado da MTV se mantém no segmento dos jovens de até 25 anos.
"Quem nos assistia antes e agora tem cerca de 30 anos chega a dizer que já não gosta tanto da MTV, porque as pessoas crescem, mas a televisão continua jovem, se renovando sempre para as novas gerações", disse.
A MTV é o canal de música número um entre os telespectadores de 18 a 34 anos e é assistida em 164 países do mundo.
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