Internacional Titulo
Soldados sírios deixam Beirute
Das Agências
19/06/2001 | 12:32
Compartilhar notícia


Sete mil soldados sírios, de um total de 10 mil residentes em Beirute e arredores, deixaram desde o último dia 14 a capital e sua periferia, realizando uma retirada parcial, declarou um ministro libanês nesta terça-feira.

De acordo com o funcionário, "restam apenas algumas posições, que serão retiradas nas próximas horas". O Exército sírio mantinha 15 posições no setor Oeste de Beirute, maioritariamente muçulmano, nesta terça-feira. Em 1978, já havia deixado os bairros cristãos do Leste de Beirute, sem retornar ao local.

Antes de 14 junho, a Síria tinha 27 mil soldados no Líbano. Eles intervieram pela primeira vez no país em 1976, um ano após o início da guerra civil (1975-1990), e penetraram na área sob controle das milícias cristãs em 1990.

Pelo acordo de At Ta'if (1989), que pôs fim à guerra civil libanesa, o Exército sírio deveria se retirar totalmente de Beirute e subúrbios dois anos depois das reformas constitucionais, adotadas em 1990.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;