Internacional Titulo
Eleiçoes uruguaias terao disputa acirrada
Do Diário do Grande ABC
11/11/1999 | 15:59
Compartilhar notícia


Pesquisas divulgadas nesta quinta-feira, antecipam uma luta acirrada entre o socialista Tabaré Vázquez e o candidato oficial Jorge Batlle pela presidência do Uruguai, no segundo turno eleitoral, que será realizado no dia 28 de novembro.

Dois dos institutos de pesquisa apontam Vázquez em primeiro lugar e um terceiro mostra um empate.

Entretanto, as sondagens foram feitas no fim de semana passado, antes do anúncio da decisao do Partido Nacional de apoiar Batlle no segundo turno.

Os "brancos" do ex-presidente Luis Alberto Lacalle, que terminou em terceiro no primeiro turno eleitoral de 31 de outubro, decidiram nesta quarta-feira, apoiar Batlle, do Partido Colorado do presidente Julio María Sanguinetti.

A pesquisa realizada pela Interconsult deu a Vázquez 43% da intençoes de voto, contra 36% de Batlle, com 16% de indecisos e 5% que pretendem votar em branco. Já a sondagem da internacional Equipes Mori apontou Vázquez com 45% e Batlle com 44%, tendo 8% de indecisos e 3% que votarao em branco.

Sem divulgar detalhes, Oscar Botinelli, da empresa Factum, afirmou que os dois candidatos estao empatados, com 40% das intençoes de voto. Vázquez foi o mais votado no primeiro turno.

A decisao dos "brancos" de apoiar os "colorados" foi considerada um fato histórico pelos tradicionais fortes confrontos entre ambos. A história de rivalidade é, de todas as formas, um pilar para muitos "brancos" tradicionalistas, motivo pelo qual torna-se uma incógnita o que acontecerá com os mais de 400 mil votos que obtiveram em 31 de outubro.

O Tribunal Eleitoral entregou os resultados finais do primeiro turno, que deram à Frente Ampla 861.202 votos (39,06%); ao Partido Colorado 703.915 votos (31,92%); ao Partido Nacional 478.890 votos (21.72%); ao Novo Espaço 97.943 votos (4.4%) e à Uniao Cívica 5.109 votos (0.23%).

A distribuiçao no Senado foi a seguinte: Frente Ampla 12, Colorados 10, Partido Nacional 7, Novo Espaço 1. O 31º senador é o presidente da República. Na Câmara de Deputados, a Frente Ampla obteve 40 cadeiras, o Colorado 32, o Nacional 23 e o Novo Espaço 4.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;