Esportes Titulo
Fifa condena recusa dos clubes a ceder jogadores a seleções
Da AFP
29/11/2003 | 23:50
Compartilhar notícia


O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, denunciou neste sábado a recusa dos grandes clubes a liberarem seus jogadores para as seleções nacionais no Mundial Sub-20. Segundo Blatter, esta postura está emperrando o desenvolvimento do futebol em nível mundial, causando problemas tanto na Europa quanto na América do Sul.

O argentino Boca Juniors, por exemplo, impediu o atacante Cesar Tavez de viajar com a seleção nacional para a competição de três semanas, da qual participarão 24 nações nos Emirados Àrabes Unidos.

O time portenho chegou a recorrer à Justiça para que Tavez não fosse aos Emirados, apesar de ter retirado o processo no final, em uma disputa que, na opinião de Blatter, não vai render bons frutos no futuro. "Se nós começarmos a recorrer à Justiça por qualquer coisa, nós podemos dizer adeus ao futebol em breve", sentenciou.

O inglês Leeds United não foi tão longe, mas tirou o atacante James Milner da seleção do seu país na terça-feira, quatro dias antes do jogo de estréia da Inglaterra na competição, contra o Japão, para o qual a seleção nacional perdeu neste sábado à noite.

O Mundial Sub-20 tem sido tradicionalmente um terreno fértil para os jovens talentos do futebol e Blatter acredita que cabe às federações nacionais levar a elite da nova geração do esporte para esta competição. "Eu não entendo por que alguns jovens jogadores não querem vir. É uma experiência maravilhosa para eles", acrescentou.

Blatter deu estas declarações em uma conferência em Dubai, durante a qual também reiterou seu apelo para que os jogos sejam menos transmitidos pela televisão. "A conseqüência de muito futebol é que o público cai", disse. "Você não pode transmitir jogos todos os dias... as pessoas vão enjoar. Três vezes em oito dias, que é o que temos algumas vezes, é muito", avaliou.

O presidente da Fifa defendeu ainda a decisão da organização de reeditar o Campeonato Mundial Interclubes, contestado há alguns anos pelo Manchester United. "Os jogadores na Europa dizem que não querem jogar, mas viajam pelo mundo em turnês por dinheiro", acusou Blatter. "A competição não envolve apenas a Europa, nós devemos todos trabalhar juntos. Temos a Liga dos Campeões e a Copa Sul-Americana, mas o futebol também envolve a África, Ásia, América do Norte e Oceania", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;