Esportes Titulo
Sao Caetano é um dos quatro melhores times do país
Fernao Silveira
Do Diário OnLine
09/12/2000 | 17:54
Compartilhar notícia


Da segunda divisao para a semifinal do campeonato brasileiro. Este é, em resumo, o feito que o Sao Caetano conseguiu conquistar neste sábado, ao empatar com o Palmeiras por 2 a 2, no Palestra Itália, pelo jogo de volta das quartas-de-final da Copa Joao Havelange. Além de uma vaga entre os quatro melhores times do país, o Azulao conquistou o direito de disputar a Copa Mercosul do ano que vem - mas segue na briga para entrar em um torneio ainda mais importante, a Taça Libertadores da América.

Para chegar à final do Brasileiro e, consequentemente, à disputa da Libertadores, o Azulao terá que eliminar o tradicional Grêmio da Copa Joao Havelange. A primeira partida será em Sao Paulo, no mesmo Palestra Itália, na próxima quinta-feira, dia 14. A decisao fica para o Olímpico, em Porto Alegre, domingo.

Mais uma vez, como ocorreu com o Fluminense, o time comandado por Jair Picerni mostrou um poder de reaçao impressionante. O Palmeiras conseguiu justamente o que mais queria: marcar dois gols o mais rapidamente possível. Em dois lances de cruzamento, um da direita e outro da esquerda, Adriano (aos 6) e Magrao (27) colocaram o alviverde na semifinal e deram a aparência de ter liquidado a fatura.

Cedo demais. O zagueiro Serginho, também de cabeça, abriu o caminho da classificaçao, aos 40 da etapa inicial. O resultado já classificaria o Azulao, mas faltava reverter a derrota para deixar a conquista ainda mais vistosa. Em uma falta fora da área que o juiz Paulo César Oliveira marcou pênalti, César cobrou com perfeiçao e empatou, aos 3 da etapa final.

Nem mesmo o fato de jogar por quase 30 minutos com um jogador a menos diminuiu o Azulao diante do Palmeiras. O cartao vermelho de Vágner, aos 19, nao recuou a equipe da regiao. Aquela altura do jogo, o Sao Caetano já era senhor da partida e enfrentava um adversário abatido.

O sofrimento do Azulao começou cedo, aos 6. Arce cobrou escanteio pela direita, a bola atravessou toda a grande área e foi parar na segunda trave. Lugar em que apareceu Adriano, sozinho, que quase se deitou no chao e só empurrou para o gol.

O Azulao colocou uma bola na trave três minutos depois, em um cruzamento na área de Esquerdinha que passou perto da cabeça de Serginho, mas o momento era todo alviverde. A torcida que lotou o Palestra sentiu que o time da regiao estava acuado e colocou o Palmeiras ainda mais para cima do adversário.

Um erro de Daniel na saída de bola quase complicou ainda mais o Sao Caetano, mas Basílio finalizou fraco após driblar Serginho e permitiu a defesa de Sílvio Luiz.

A insegurança do Azulao acabou em gol para o Palmeiras aos 27, em uma desatençao imperdoável de toda a defesa. Arce cruzou da direita e a bola passou por todo mundo, parando na bandeirinha de escanteio. O único que acreditou no lance foi Galeano, que centrou para a área e encontrou Magrao, sozinho no primeiro pau. O antigo volante do Sao Caetano entrou em velocidade e se antecipou ao goleiro, encobrindo Sílvio na saída atabalhoada.

Depois de quase ver a classificaçao para a semifinal ir embora, o Azulao acordou no jogo e reagiu antes do intervalo. Mesmo continuando inferior tecnicamente, Serginho diminuiu na mesma moeda palmeirense. Adaozinho cobrou escanteio da direita, bem aberto, e achou o zagueiro livre de marcaçao. Serginho cabeceou colocado, no canto baixo de Sérgio, e devolveu a vaga ao Grande ABC.

No segundo tempo, Jair Picerni mudou a cara da equipe e o Sao Caetano passou a parecer mais com aquele time atrevido que eliminou o Fluminense no Maracana e fez 4 a 3 no Palmeiras. O empate veio cedo, aos 3, com uma ajuda do árbitro Paulo César Oliveira.

Aílton carregou a bola na diagonal e foi derrubado por trás em uma chegada firme de Fernando, na intermediária. O atacante do Azulao, esperto, projetou o corpo para dentro da área e o juiz, enganado pela rapidez do lance, apitou pênalti. César cobrou com perfeiçao no canto oposto de Sérgio e empatou.

Tendo de fazer mais dois gols para passar à semifinal, o Palmeiras morreu no gramado. Nem a expulsao de Vágner, que se envolveu em uma discussao com Galeano, aos 19, ajudou a equipe de Marco Aurélio. Ao contrário do que se poderia imaginar, o Azulao cresceu ainda mais com um jogador a menos e passou a atacar com perigo nos contragolpes.

Jair Picerni percebeu a necessidade do momento e colocou Alex Rossi no lugar de Aílton para dar uma correria na defesa adversária. Antes disso, a segunda cena bizarra da partida - depois da bola que bateu na bandeirinha de escanteio e ficou parada à espera de Galeano. Zinho simulou uma contusao quando viu que seria substituído por Gilmar e foi ao chao. Depois de rolar e enrolar, o goleiro palmeirense Sérgio decidiu carregar o atacante no colo para tirá-lo do gramado e dar prosseguimento ao jogo.

O belo espetáculo do Palestra Itália acabou sob os aplausos da torcida, satisfeita com o empenho do Palmeiras e com a garra do Sao Caetano, que pela primeira vez na história leva o Grande ABC a uma semifinal de campeonato brasileiro profissional.

"Como a gente veio da segunda divisao, muitos nao acreditavam na gente e nem sabiam o que era o Sao Caetano", desabafou Daniel.

Agora todo o Brasil sabe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;