Esportes Titulo
Ramon Chamorro, de S.Caetano, vence Volta do Grande ABC
Guilherme Yoshida
Do Diário do Grande ABC
10/09/2006 | 22:17
Compartilhar notícia


Trabalho em equipe. Foi assim que o vencedor da 9ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABC, Francisco Ramon Paiva Chamorro, apontou como principal fator da vitória. O atleta da equipe Cesc/ Nossa Caixa, de São Caetano, levou duas horas, cinco minutos e trinta segundos para percorrer os 99,5 quilômetros do percurso que passou pelas sete cidades da região. A primeira colocação também lhe rendeu R$ 1 mil.

Sendo alguns milésimos de segundos mais rápido, Chamorro desbancou o favorito e campeão da prova em 2005 – dono de duas medalhas de ouro –, Jean Carlo Coloca, que disputou pela equipe Scott, de São José dos Campos, e ficou em segundo lugar.

Outro atleta de São Caetano, Rodrigo de Melo Brito (o Morcegão) chegou em terceiro, seguido pelo uruguaio Hector Fabian Aguilar – que havia vencido quatro etapas da Volta do Estado – e pelo ciclista de Santos, Rafael de Matos Andriato, que subiu ao pódio na quinta posição.

Neste ano, os competidores não encontraram chuva pelo caminho, mas se depararam com outro obstáculo além do asfalto: a variação de temperatura. As primeiras pedaladas começaram a ser dadas em Paranapiacaba por volta de 8h10, sob clima frio e com pouca neblina.

Desde então, os atletas seguiram pela rodovia SP 122, passando por Rio Grande da Serra até Ribeirão Pires; Mauá, Santo André, São Bernardo, Diadema e chegaram em São Caetano às 10h15 sob um sol forte e ar seco.

“A parte mais difícil do percurso foi quando chegamos na entrada do município de São Bernardo, na avenida José Amazonas”, relata o campeão Chamorro.

O ciclista conta que toda a equipe seguiu corretamente as instruções do técnico e que tudo ocorreu dentro do planejamento que haviam feito para a realização da prova.

“Nossa equipe dominou grande parte do trajeto. Nos 200 metros finais me senti bem e consegui chegar à frente dos demais”, revela.

A corrida foi marcada pelo equilíbrio. Logo no início do trajeto, ainda em Paranapiacaba, o atleta da equipe de São Caetano Diego de Souza Portugal abriu vantagem sobre os concorrentes e liderou a prova até Ribeirão Pires, quando foi alcançado pelo chamado pelotão. Daí até o final da prova, houve muita alternância na liderança, mas sempre com o grupo da frente pedalando bem compacto.

“A equipe não conseguiu segurar muito os ataques adversários, porém, no geral, correu tudo dentro do previsto”, analisa o vice-campeão Jean Carlo Coloca.

A 9ªVolta Ciclística Internacional do Grande ABC teve em linha 90 Km, além das cinco voltas no circuito de São Caetano, na avenida Kennedy. Ciclistas de Brasil, Argentina, e Uruguai juntos, formaram cerca de 800 participantes distribuídos em diversas categorias.

Nomes de ponta do ciclismo também estiveram presentes na prova, como Alex Diniz, da equipe Cesc/ Nossa Caixa, de São José dos Campos e vencedor da última volta ciclística do Estado de São Paulo, além do líder do ranking da Federação Paulista de Ciclismo, McDonald Trindade, que correu pela equipe de São Caetano.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;