Cultura & Lazer Titulo
São Paulo de todos os sons
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
24/01/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Mesmo para quem mora no Grande ABC, o calendário de aniversário da Capital, que completa amanhã 457 anos, é aguardardo com certa ansiedade. Se anos anteriores foram marcantes justamente por shows de grande porte (como a reunião parcia dos Mutantes, que se apresentou com Zélia Duncan no lugar de Rita Lee em 2007) 2011 parece não reservar grandes surpresas. Mas a programação gratuita é extensa e promete preencher a agenda dos que descansam amanhã por conta do feriado.

O palco principal da festa será instalado na Avenida Ipiranga, próximo à Praça da República. O evento foi batizado de "SP ao Cubo - 457 Anos de São Paulo". Enquanto artistas como Mallu Magalhães, Maria Gadú, Paulo Miklos, Paulo Ricardo, Rappin' Hood e Renato Teixeira ocupam o espaço musical, um cubo de mais de 7 metros de altura fará as vezes de plataforma multimídia para exibir outras linguagens, como fotografia e artes plásticas. O evento tem início a partir das 19h.
 
O diferencial das apresentações musicais é que cada um dos intérpretes fará releituras de canções que homenageiam a cidade. Casos de "Sampa" (Caetano Veloso), na voz de Gadú; "Pânico em SP" (Inocentes), que vai reuniur o vocalista da banda punk Clemente com Thaíde e DJ Hum; "Fim de Semana no Parque" (Racionais), interpetada por Anelis Assumpção; "São, São Paulo" (Tom Zé), por Andréa Dias.
 
Não devem faltar composições de Adoniran Barbosa. "Trem das Onze", que encerra a noite, ganhará interpretação coletiva.

Já no Vale do Anhangabaú, se concentram as atrações mais populares, sendo o nome mais importante o do sertanejo Michel Teló, que fecha a festa às 17h. A programação, no entanto, começa já a partir das 9h. Entre os nomes principais também estão a banda de reggae Chimarruts (que se apresenta às 11h40) e o samba da Turma do Pagode (14h) e do Samprazer (15h).

Quem gosta de se movimentar também terá, na mesma região dos shows, um dia inteiro para experimentar danças de salão, também gratuitamente. O Teatro de Dança (Avenida Ipiranga, 344. Tel.: 2189 2557) vai ser ponto de encontro de um grande baile.
 
Aulas de forró, samba-rock, samba de gafieira e bolero serão ministradas ao som de música ao vivo, com o trio Jogando Tango e Carlos Walker e Banda. A coordenação fica a cargo dos dançarinos Luciana Mayumi e Ítalo Rodrigues. A aula é indicada tanto para alunos iniciantes quanto para os mais experientes. A maratona vai das 16h às 19h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;