Esportes Titulo Confira a programação

Filme sobre estádio do Palmeiras abre mostra de cinema em São Caetano

A programação segue ao longo do mês, com documentários e filmes de ficção emocionantes, para reviver momentos históricos e refletir sobre esse esporte que compõe a identidade brasileira

16/06/2026 | 12:13
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


No mês de junho, a seleção de filmes gratuitos do programa Pontos MIS – uma parceria da Prefeitura de São Caetano com o Museu da Imagem e do Som – entra no clima da Copa do Mundo de Futebol. 


Filmes de ficção e documentários trazem a magia desse esporte para o auditório da Secretaria de Cultura (rua Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula). O primeiro filme da lista entra em campo nesta quinta-feira, 18 de junho, às 19h30: o documentário Segundo Tempo, que traz a história da transformação do clássico estádio do Palmeiras na moderna arena Allianz Parque.


A programação segue ao longo do mês, com documentários e filmes de ficção emocionantes, para reviver momentos históricos, matar a saudade de ídolos do futebol e refletir sobre esse esporte que compõe a identidade brasileira.

DGABC

Acompanhe a programação completa:


MOSTRA CINEMA E FUTEBOL - PONTOS MIS  

Local: Secretaria de Cultura - à rua Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula, São Caetano do Sul.  


18 de junho (quinta) - 19h30 

Documentário: Segundo Tempo 


O longa-metragem documenta a história de transformação do estádio Palestra Itália na arena Allianz Parque, da Sociedade Esportiva Palmeiras. Além de resgatar lembranças de funcionários e torcedores apaixonados pelo time, o filme inclui depoimentos de ídolos históricos da torcida palmeirense como Ademir da Guia, César Maluco, Oberdan Cattani, Marcos e Evair, entrevistados entre 2010 e 2015.


20 de junho (sábado) - 17h 

Sessão dupla: documentários Subterrâneos do Futebol + Todomundo


Subterrâneos do Futebol não é um filme apenas sobre futebol, mas sobre o mundo que o cerca. A imprensa esportiva, o jogador como mercadoria, a paixão popular e a prática nos campos de várzea são algumas das questões abordadas pelo documentário. Inclui depoimentos de Luiz Carlos de Freitas, uma jovem promessa do Palmeiras, e do técnico Feola, além de uma entrevista com Pelé. Produção de 1965.


Todomundo mostra a participação das torcidas em diversos jogos do Campeonato Brasileiro. O espetáculo do futebol é mostrado em toda a sua paixão, como um ritual misto de religião, arte e guerra. Documentário realizado entre 1978 e 1980.



25 de junho (quinta) — 19h30 

Documentário + ficção: Cine Pelé e O menino, o recruta e o sargento


Cine Pelé

Não há brasileiro que nunca tenha ouvido falar no craque de futebol Pelé. Mas será que conhecem o ator Pelé? Esse documentário vai contar histórias das nove atuações de Edson Arantes do Nascimento no cinema, contracenando com atores brasileiros (como Grande Otelo, Paulo Goulart e a trupe dos Trapalhões) e internacionais, como Michael Caine e Sylvester Stallone.


O menino, o recruta e o sargento

Um curta-metragem de ficção baseado em um acontecimento real: a derrota da seleção brasileira em 1950, vivenciada por três personagens. Cada um à sua maneira, o menino, o recruta e o sargento encaram a decepção de 1950 nesta fábula sobre fé, luto e renascimento. 


27 de junho (sábado) — 17h

Ficção: Meninos de Kichute


Beto é um menino apaixonado por futebol que sonha em se tornar goleiro da seleção brasileira. Vivendo em um bairro operário na década de 1970, ele enfrenta a resistência do pai autoritário, que acredita que o esporte é pecado.  Enquanto tenta superar seus medos e lutar pelo seu sonho, Beto e seus amigos criam um clubinho, Os Meninos de Kichute.

LEIA TAMBÉM:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;