Internacional Titulo
Atentado atinge hotel e ministério em Bagdá
Do Diário OnLine
Com AFP
21/11/2003 | 13:31
Compartilhar notícia


Foto:AFP Um civil americano ficou gravemente ferido nesta sexta-feira em um ataque de foguetes contra o Hotel Palestina, no centro de Bagdá, no Iraque, onde estão hospedados vários correspondentes estrangeiros. O ministério iraquiano do Petróleo também foi atingido. Segundo um oficial americano, sete artefatos foram disparados contra o hotel. Outros dois acertaram o Sheraton, de prédio vizinho.

Os foguetes foram disparados por meio de um propulsor artesanal ligado a um detonador de tempo, instalado em uma carroça puxada por um burro. Após o ataque, o prédio do ministério ficou sob uma fumaça. Apesar disso, não houve feridos, já que o edifício estava vazio.

Nenhum grupo assumiu a autoria dos ataques. A carroça com os foguetes foi colocada em frente à delegacia de polícia de Saadun, a cerca de 100 metros dos estabelecimentos. Vários tanques e veículos militares americanos isolaram de imediato a área para neutralizar os foguetes intactos.

Mais foguetes - Outros dois lança-foguetes artesanais foram descobertos perto da embaixada da Itália. Um dos artefatos estava instalado em uma carroça e ligado a um mecanismo de tempo e a uma bateria de automóvel.

O fato ocorreu no mesmo momento em que Nicolo Pollari, diretor do serviço italiano de inteligência militar (Sismi), havia considerado como "muito elevados" os riscos de novos atentados contra os interesses italianos no Iraque.

Prisões - O Exército americano anunciou na quinta-feira a prisão de 131 supostos rebeldes, durante operações de busca realizadas nas últimas 24 horas a oeste de Bagdá. Segundo o comunicado, também foi apreendida grande quantidade de armas, munições e explosivos, além de dinheiro, rádios de comunicação, celulares e documentos falsos.

As operações se concentraram nas regiões de Ramadi e Fallujah, a 100 km e 50 km a oeste da capital, onde as forças americanas têm sido alvo de ataques freqüentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;