Internacional Titulo
Leilão de perna de estátua de Saddam causa polêmica na Alemanha
Do Diário OnLine
Com AFP
08/11/2004 | 14:26
Compartilhar notícia


A promotoria de Duisburg (oeste da Alemanha) investiga um leilão na Internet da perna direita do monumento em homenagem a Saddam Hussein, derrubado pelas tropas americanas quando tomaram Bagdá, em 9 de abril de 2003.

O leilão da peça, de 1,70 metro de altura, estava prevista para a manhã desta terça-feira (hora local) e a maior oferta recebida até agora pela página de leilões Azubo, com sede em Oberhausen (oeste), era de US$ 12.700.

A promotoria interveio no caso, após a denúncia de um concorrente da casa leilões, sob a suspeita de que a peça provavelmente fosse uma falsificação.

Um porta-voz da Azubo disse que a pessoa que lhe ofereceu a peça assinou uma declaração sobre a origem da mesma. Segundo o documento, soldados britânicos venderam o fragmento a um comerciante de ferro-velho na Baixa Saxônia (oeste da Alemanha) que, por sua vez, o vendeu ao fornecedor.

A promotoria alemã investiga agora a autenticidade da peça e a legitimidade da operação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;