Economia Titulo
Receita deve cancelar 8 milhões de CPFs
Do Diário OnLine
01/12/2003 | 20:13
Compartilhar notícia


A Receita Federal deve cancelar, a partir de janeiro de 2004, cerca de 8 milhões de Cadastros de Pessoas Físicas (CPF) de contribuintes que deixaram de entregar a declaração de isento em 2002 e que reincidiram em 2003. Quem perde a inscrição fica impedido de abrir conta bancária, solicitar financiamento, fazer compras a prazo, requerer passaporte e participar de concurso público.

O prazo para entrega da declaração de isento terminou na sexta-feira (28), com um total de 55,5 milhões de documentos enviados, número cerca de 15,6% superior ao atingido no ano passado. Contribuintes ameaçados de perder o CPF ainda podem regularizar a situação em qualquer agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Correios, ao custo de R$ 4,50.

De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o crescimento no número de declarações entregues neste ano se deve à mudança de hábito dos contribuintes, que já se acostumaram a fazer a declaração todos os anos.

Neste ano, a entrega via lotérica foi, mais uma vez, o meio preferido — 58% dos contribuintes escolheram essa modalidade. O segundo meio mais procurado para fazer a declaração foi a internet.

No ano passado foram cancelados 10 milhões de CPFs por falta de entrega da declaração por dois anos consecutivos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;