Internacional Titulo
Vietna anuncia morte de ex-premiê de guerra
Do Diário do Grande ABC
02/05/2000 | 13:10
Compartilhar notícia


O Vietna anunciou nesta terça-feira a morte do estadista Pham Van Dong, uma das mais importantes figuras do século 20 no país e que atuou como primeiro-ministro durante décadas de guerras.

A rádio "Voz do Vietna" informou que Dong morreu com mais de 90 anos de idade no sábado, na véspera do 25o aniversário da vitória comunista na Guerra do Vietna.

Segundo a rádio, Dong morreu de velhice e doença grave. A emissora nao informou quando terá lugar seu funeral de Estado, mas é provável que seja realizado esta semana. Dong foi primeiro-ministro em Hanói por mais de três décadas, até 1987.

Intelectual, ele se equiparava, em estatura, ao legendário militar general Vo Nguyen Giap e era visto como próximo do falecido líder revolucionário vietnamita Ho Chi Minh.

Diplomatas estrangeiros disseram que as autoridades vietnamitas provavelmente adiaram a divulgaçao da notícia da morte de Dong para nao lançar uma sombra sobre as comemoraçoes dos acontecimentos que marcaram a derrota do Vietna do Sul, apoiado pelos EUA, ocorrida em 30 de abril de 1975.

Sua morte será lamentada pelos vietnamitas comuns, que ficarao tristes por Dong nao ter conseguido testemunhar o 25º aniversário da reunificaçao do país.

As informaçoes sao da Reuters.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;