Internacional Titulo
Bagdá dá ultimato a rebeldes em Fallujah
Do Diário OnLine
Com AFP
31/10/2004 | 17:06
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi, ameaçou neste domingo lançar uma grande ofensiva contra Fallujah.

A queda de braço entre o governo e os insurgentes entrincheirados em Fallujah entrou na sua fase final, advertiu neste domingo o premiê iraquiano, que ameaçou a cidade com uma iminente ofensiva militar. "Entramos na fase final para resolver o problema de Fallujah. Se esse problema não puder ser resolvido pacificamente, não terei outra opção senão o recurso de uma ação militar", frisou o primeiro-ministro.

Para não empreender tal ofensiva, Allawi impôs algumas condições, cujas principais são a retirada dos rebeldes e dos combatentes estrangeiros da cidade, além da entrega das armas pesadas e médias.

O Exército dos Estados Unidos estreitou seu cerco a Fallujah desde o dia 14 de outubro e realiza operações aéreas todos os dias nessa cidade. As forças americanas suspeitam de abrigar o fundamentalista jordaniano Abu Mussab al-Zarqawi e os militantes de sua rede terrorista, Tawhid wal Jihad (Unificação e Guerra Santa). Segundo Washington (capital dos EUA), eles são responsáveis pela maioria dos ataques e seqüestros no Iraque.

Além disso, Allawi anunciou a detenção de 167 combatentes estrangeiros, assim como a de Ezzat Ibrahim, ex-número dois do regime de Saddam Hussein.

O premiê iraquiano criticou novamente a França, que se ofereceu para organizar um encontro entre representantes da sociedade civil iraquiana durante a conferência sobre o Iraque prevista para novembro, em Sharm el-Sheikh, no Egito.

"Convidar representantes iraquianos a uma conferência é uma decisão que cabe ao Iraque, a seu governo e às próprias forças nacionais", frisou Allawi.

O vice-presidente iraquiano, Ibrahim al-Jaafari, evocou a possibilidade de instaurar estado de emergência no Iraque, acrescentando que tal medida poderia ser decretada logo antes ou durante as eleições gerais, previstas para janeiro de 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;