Internacional Titulo
Incêndios são controlados no Sul da Austrália
Das Agências
09/01/2002 | 16:50
Compartilhar notícia


Os incêndios que desde 24 de dezembro de 2001 destruíram mais de meio milhão de hectares de floresta no Sudeste da Austrália foram apagados, anunciaram nesta quarta-feira as autoridades australianas.

"Agora, o pior ficou para trás. Está sendo realizada uma operação de limpeza de grande amplitude. Existem milhares de quilômetros de regiões que foram isoladas, para que o fogo não se propagasse, que ainda estão queimando", declarou Phil Koperberg, chefe do serviço de luta contra os incêndios do Estado de Nova Gales do Sul.

"Levando em consideração o importante perímetro que ainda deve passar por uma limpeza e o fato de que os serviços meteorológicos não anunciaram chuvas para breve, não posso dizer que a situação tenha se estabilizado ao ponto de poder deter tudo", acrescentou.

Um novo balanço dos danos causados pelos incêndios que arrasaram 569 mil hectares desde o Natal registra 115 casas destruídas e 6 mil cabeças de gado mortas.

Milhares de coalas, cangurus, pássaros e répteis de espécies raras morreram entre as chamas, que destruíram 300 mil hectares de parques nacionais. "Nunca saberemos quantos animais selvagens morreram", declarou Jenny Stokes, porta-voz do serviço de parques nacionais de Nova Gales do Sul.

O governo desse Estado avaliou em US$ 35 milhões o custo das operações de luta contra o fogo. Por outro lado, as seguradoras informaram que a fatura deve ter um valor equivalente.

No momento mais duro, 15 mil bombeiros de todo o país lutaram contra as chamas, que se estendiam por 2 mil quilômetros.

Na última segunda-feira, fortes chuvas acabaram com a maioria dos incêndios, mas alguns focos ainda persistem na costa sul de Nova Gales do Sul, onde se concentraram os bombeiros.

No entanto, a situação continua instável em duas pequenas localidades turísticas, onde dois helicópteros equipados com tanques de água de grande capacidade ainda operam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;