Economia Titulo Trabalhador
Ford e Volks adotam jornada de quatro dias por semana
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
09/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Com os pátios lotados, as montadoras do Grande ABC estão diminuindo a quantidade de dias trabalhados e de funcionários em atividade a fim de ajustar a produção. Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgados nesta semana mostram que os estoques das fabricantes estão em 13 dias, com 11.620 veículos. Nas concessionárias, o período de desova é de 30 dias, com 254.880 unidades paradas. Somando 43 dias de estoque entre fábrica e revenda.

A fim de contornar o cenário, a Volkswagen adotou, há 15 dias, semana de quatro dias e cortou dois sábados extras. Também utiliza o acordo de bancos de horas para enfrentar os altos e baixos da produção.

A Ford desde o início do ano diminuiu a jornada também para quatro dias. Para este ano estão previstos, ainda, 40 dias de parada de produção, ou seja, cada trabalhador ficará durante esse período em casa nos próximos meses, programados de acordo com o banco de horas. A produção na fábrica de caminhões parou ontem e só retornará semana que vem.

A Mercedes-Benz, segundo informação antecipada pela equipe do Diário, concedeu anteontem licença remunerada até o dia 4 a 480 trabalhadores contratados por prazo determinado. A Scania já parou sua produção por quatro dias: um em fevereiro e os outros três na emenda do feriado do dia 1°.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;