Esportes Titulo Decisão
Pressionado, Timão pega Emelec

Equipe tenta chegar às quartas de final na Libertadores, às 22h, no Pacaembu

Das Agências
09/05/2012 | 07:22
Compartilhar notícia


Basta apenas vitória simples hoje, às 22h, diante do Emelec, no Estádio do Pacaembu, para que o Corinthians avance às quartas de final da Copa Libertadores da América e mantenha vivo o sonho de conquistar o título inédito. O empate sem gols leva a disputa aos pênaltis e por qualquer outro placar dá a vaga ao time equatoriano.

O técnico Tite manteve a dúvida sobre a equipe que vai levar a campo até ontem. Apesar da necessidade de vitória do Timão para garantir a vaga sem sustos, o treinador descartou utilizar três atacantes e vai entrar com Alex. Assim, a formação da equipe será o 4-4-2, com o meia na vaga de Liedson.

O treinador tem na maturidade do time uma das armas para sair de campo com a classificação assegurada. "O Corinthians está fortalecido, maduro, tem consciência do adversário. E quer mostrar dentro de campo a sua superioridade. (O time está) preparado para todas as situações, não é o que eu quero, eu quero vencer. Não preparo meu time para perder, mas para estar perdendo e reagir", explicou.

Consciente da obrigação de se classificar, Tite disse que a busca por um lugar na decisão do torneio, algo inédito para si mesmo e para o clube, tem valor extremamente importante. "Cada etapa serve para a história, cada grupo tem sua trajetória. Eu estou na minha sétima Libertadores e tudo menos que final já senti o sabor, quero a final. Para isso a bola não pode queimar, mas também não podemos apressar demais", afirmou.

Outra grande aposta do treinador e da equipe é no fator casa. Além de contar com o apoio vindo das arquibancadas, que devem estar completamente lotadas, o Timão tem excelente retrospecto nos jogos que disputou no Pacaembu durante a competição.

Foram três partidas em casa. Nove gols marcados. E nenhum sofrido (2 a 0 Nacional, 1 a 0 Cruz Azul e 6 a 0 Deportivo Táchira). Por isso, a expectativa é grande. Mas os atletas pedem cautela. "A gente não pode sair no desespero por estar jogando no Pacaembu. O Corinthians vai atacar, mas com equilíbrio. A pressão existe, estamos acostumados. Precisamos ter tranquilidade também se o Emelec sair na frente. Treinamos bem na semana e estamos prontos", avisou Emerson Sheik.

O jogador pede calma aos torcedores, pois desta maneira os atletas terão tranquilidade em campo para conseguir o resultado positivo. "A pressão vem de todos os lados, não só por passar das oitavas, até por jogar aqui, mas o grupo está preparado e confiante. Temos consciência do que fazer e vamos com tudo para quebrar esse tabu", avisou o jogador, em ferência aos 12 anos em que a equipe do Parque São Jorge não disputa uma semifinal do torneio.

EMELEC
Quem pensa que o time equatoriano vem ao Pacaembu apenas para se defender, está enganado. A ideia da equipe é surpreender o Timão, mesmo fora de casa. "Vamos jogar com um 3-4-3, com velocidade e agressividade. Não podemos mudar, porque assim já deixamos para trás Flamengo e Olimpia", disse o confiante treinador Marcelo Fleitas.

Ralf é sinônimo de jogo limpo no meio campo

Considerado um dos melhores jogadores do Corinthians no ano passado, quando o time sagrou-se campeão brasileiro, e homem de confiança do técnico Tite no meio campo, o volante Ralf é exemplo de jogo limpo. Presente em 134 dos 162 jogos do clube desde que chegou ao Parque São Jorge, Ralf nunca foi expulso.

Além disso, o jogador tem outra marca importante, a média de cartões amarelos recebidos é de um a cada seis jogos. O feito torna-se impressionante, já que os jogadores da posição, principalmente os chamados primeiros volantes de marcação, são os responsáveis por parar as jogadas de ataque do adversário.

Satisfeito com os números que possui vestindo a camisa alvinegra, Ralf tenta explicar os motivos que o levaram ao sucesso. "Volante que fica muito deitado comete falta e leva cartão. Eu faço de tudo para não dar carrinho, sempre tento ficar em pé na hora de marcar", explicou.

Questionado se existe algum jogador capaz de despertar medo, Ralf foi categório ao responder. "Medo? É complicado falar de medo. Respeito, sim. Mas medo não tenho. Na minha posição marco os diferenciados, mas não tenho medo. Tenho respeito, mas vou marcá-lo bem, de forma leal", completou Ralf, que destacou os meias Ronaldinho Gaúcho, Montillo e Conca.

Porém, apesar da liderança natural e do respeito dos companheiros, o jogador descartou ser capitão da equipe. "Tite falou que eu seria capitão em um jogo em casa, mas eu disse que não me sentia bem. Não tenho confiança para usar a faixa, mas tenho minha liderança. Não é isso que vai me deixar diferente", comentou.

Júlio César deve parar na Portuguesa

Depois de falhar na derrota do Corinthians para a Ponte Preta, que custou a eliminação no Campeonato Paulista, o goleiro Júlio César pode ser trocado pelo volante Guilherme, da Portuguesa.

Em reunião com a presença de dirigentes dos clubes, houve outra proposta corintiana para ter o meio-campista. E Júlio César foi envolvido na negociação. Porém, partes apresentam versões diferentes sobre a transação.

Em seu site oficial, o Corinthians afirma que a Lusa quer Júlio César em troca de Guilherme. A Portuguesa, por sua vez, nega ter pedido o goleiro.

Mas segundo o Blog do Birner, o goleiro autorizou a negociação, já que não tem mais a confiança da comissão técnica e pode ficar na reserva durante o Brasileirão. Seu salário seria pago pelo Timão até o fim do ano, quando terminaria o empréstimo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;