Cultura & Lazer Titulo
Festival escolhe melhor chefe de cozinha de S.Bernardo
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
28/08/2001 | 19:10
Compartilhar notícia


Segredo é a receita dos concorrentes ao prêmio de melhor chefe de cozinha de São Bernardo. Os sete candidatos criaram pratos inéditos para disputar o troféu Diário do Grande ABC, parte da programação de encerramento do 2º Festival Gastronômico da cidade, realizado pelo Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) em parceira com a Prefeitura.

O evento, aberto ao público, acontece nesta quarta, a partir das 14h, no Golden Shopping (av. Kennedy, 700. Tel.: 4125-6188). Também nesta quarta será divulgado o resultado da votação popular que elege os melhores estabelecimentos e profissionais do ramo em São Bernardo.

Os pratos – um com robalo e outro com filé mignon, como manda o regulamento – criados para a disputa serão avaliados por um corpo de jurados especializados em gastronomia. A tática dos candidatos é não revelar os detalhes do preparo e da decoração.

“É bom fazer uma surpresa”, disse o baiano Juraci Martins, do restaurante Karina, que foi um dos vencedores de 2000, ao lado de Wellington de Jesus, do Caravana. Neste ano, Martins optou pelo preparo de um robalo com caldo de tamarindo e um filé com molho de champignon.

Mas alguns candidatos não informam nem quais ingredientes serão usados. O paranaense Samuel da Silva, que defende o Nordestão, mantém sigilo total. “Não acredito que alguém vá copiar, é só para fazer surpresa mesmo”, afirmou. Com a mesma postura, Luís Carlos Granato, nascido em São Bernardo e representante do Restaurante São Judas, participa do concurso pela segunda vez. No ano passado, disputou pelo Florestal.

O catarinense Aldacir Marcon, que compete pelo Vera Cruz, não se incomoda em falar sobre sua receita. “Com uma batata você pode fazer 40 tipos de prato. Cada chefe tem o seu modo de fazer”, disse. Marcon ressalta que “entra para ganhar”, com pratos leves que levam, entre outros ingredientes, ervas finas e manjericão.

O carioca Ricardo Souza veste a camisa do Império da Gula e promete competir com ingredientes do Mediterrâneo, ervas frescas, tomate seco e arroz marino. Consciente de que a concorrência será grande, sua expectativa é obter pelos menos a segunda colocação.

Do restaurante Palomares, o chefe alagoano José Paulo de Lima esconde o jogo, principalmente quando o assunto é decoração. Sua receita promete ser uma das mais exóticas, preparada com castanhas chinesas, creme de ostras e algas marinhas.

Nascida em São Bernardo, Renata Fanani é a única mulher no concurso. Ela criou os pratos para o Supremo, restaurante do qual é proprietária. Renata será acompanhada pelo chefe baiano Gervalino José Dias, mais conhecido como Gera. “Posso dizer que nossa equipe fará um filé mignon com mix de cogumelos e um robalo acompanhado por pilaf de três grãos. O resto é segredo”, afirma Renata.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;