Internacional Titulo
Mujahedines planejavam atentados, diz inteligência francesa
Das Agências
18/06/2003 | 22:03
Compartilhar notícia


O grupo Mujahedines do Povo, alvo de uma grande operação policial na terça-feira nos arredores de Paris, planejava cometer atentados contra representações diplomáticas fora do Irã, "inclusive na Europa", disse nesta quarta o diretor da DST (Direção de Vigilância do Território, serviço de contra-espionagem francês), Pierre de Bousquet de Florian.

Em entrevista coletiva no dia seguinte à polêmica operação policial contra o principal grupo armado da oposição iraniana, o chefe da DST disse que não tinha informações de que a organização planejava atentados em França.

Além de descrever os Mujahedines como uma organização "terrorista", que pretendia transferir sua base mundial "operacional" para a França, ele disse que o grupo era "um perigo para nosso país e nossos concidadãos".

Os Mujahedines do Povo, principal movimento de oposição armado ao regime de Teerã, acusaram quarta-feira a polícia francesa de ter agido brutalmente durante uma operação realizada terça-feira perto de Paris que se saldou com a detenção, segundo eles, de 165 "refugiados indefesos".

"Durante este ataque selvagem, a polícia feriu e causou fraturas em vários refugiados na cabeça", assinalaram os mujahedines em um comunicado.

Dinheiro – Cerca de US$ 8 milhões foram encontrados na sede dos Mujahedines do Povo iraniano em Auvers-sur-Oise (ao nordeste de Paris), durante a revista realizada pela polícia desde a manhã de quarta-feira, afirma uma fonte policial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;