Internacional Titulo
Espanha aprova ilegalidade de partido ligado ao ETA
Da Agência EFE
30/08/2002 | 16:57
Compartilhar notícia


O governo espanhol aprovou nesta sexta-feira o pedido de ilegalização do Batasuna, o braço político da ETA, ao Tribunal Supremo. A ação apresentada pelo governo segue a solicitação feita pelo Congresso dos Deputados em uma sessão extraordinária realizada na segunda-feira.

Este processo é paralelo ao do juiz da Audiência Nacional, Baltasar Garzón, quem, também na segunda-feira, decretou a suspensão das atividades do Batasuna durante os próximos três anos.

Provas - O pedido de ilegalização do partido Batasuna que o Governo espanhol apresentará ao Tribunal Supremo incluirá um relatório com mil provas da colaboração entre a coalizão basca e a organização terrorista ETA.

Uma corte especial do Tribunal Supremo, segundo a Lei de Partidos Políticos, será o órgão encarregado de avaliar, no máximo em três meses, se a coalizão separatista infringiu a lei e se deve ser declarada ilegal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;