Economia Titulo
Operadores da Bovespa param por uma hora na quinta
Do Diário OnLine
04/09/2001 | 18:24
Compartilhar notícia


Os operadores da Bolsa de Valores de São Paulo e o Conselho de Operadores e Representantes Profissionais (Corp) decidiram nesta terça-feira em assembléia geral, fazer uma paralisação das 12h até 13h de quinta-feira. A manifestação, que conta com o apoio da Força Sindical, é um protesto contra a realização do “Brazilian Day”, na Bolsa de Nova York, e atingirá o pregão viva voz e o pregão eletrônico da bolsa.

Segundo o presidente do Conselho de Operadores e Representantes Profissionais (Corp), Welinton Balderrama dos Reis, a paralisação será a maior já realizada na Bovespa. Os operadores protestarão contra as comemorações em Wall Street pelo Dia da Independência (7 de setembro), que contarão com a presença de representantes de empresas brasileiras que têm ações negociadas na Bolsa norte-americana e o ministro da Fazenda, Pedro Malan.

O presidente da Bovespa, Raymund Magliano Fillho, disse nesta segunda-feira que considera a manifestação legítima. Ele não aceitou participar do evento em Nova York."Não tinha horário na agenda, mas, mesmo se tivesse, não iria", afirmou.

A Corp reivindica a isenção do pagamento de Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para o mercado de capitais e o aumento da alíquota do Imposto de Renda para aplicações em renda variável, de 10% para 20%, que valerá a partir de 2002, que está afugentando investidores nacionais e estrangeiros da Bovespa.

A paralisação desta quinta será a terceira na história do mercado paulista. O último protesto do tipo ocorreu em 3 de agosto de 1999 e teve como tema a cobrança na CPMF. Na ocasião, os profissionais espalharam faixas no chão do pregão da Bolsa e pararam as atividades do sistema viva-voz por uma hora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;