Internacional Titulo
Israelenses e palestinos discutem cessar-fogo
Do Diário OnLine
Com Agências
08/06/2001 | 17:54
Compartilhar notícia


A reunião de segurança entre palestinos e israelenses nesta sexta-feira durou duas horas. O resultado do encontro não foi divulgado.

Este reunião foi organizada pelo diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), George Tenet, que se reuniu separadamente nesta quinta-feira com o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, e com o presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat.

Os israelenses comparecem a este encontro "sem grandes ilusões", segundo a imprensa israelense, que dedica seus títulos à "séria ameaça de novos atentados" palestinos.

O ministro de Defesa Binyamin Ben Eliezer afirmou nesta quinta-feira que as organizações radicais palestinas Hamas (Movimento de Resistência Islâmica) e Jihad Islâmica, "assim como a Força 17 (guarda de Arafat), preparam novos atentados e que a Autoridade Palestina nada faz para impedi-los.

A reunião sobre segurança acontece uma semana depois do atentado suicida de Tel Aviv, reivindicado por Hamas, que causou 20 mortos, em sua maioria israelenses, além de seu autor, um suicida palestino, e cerca de 100 feridos.

Depois desse atentado, condenado unanimemente em todo o mundo, e das ameaças de represálias israelenses, Arafat proclamou no último sábado um cessar-fogo "total e imediato".

Desde o dia 22 de maio, Israel havia suspendido suas operações ofensivas, medida qualificada de "cessar-fogo unilateral" pelas autoridades israelenses, mas denunciada como um "blefe" pelos palestinos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;