Política Titulo
Ampliação da Câmara divide vereadores
Loli Puertas
Do Diário do Grande ABC
27/01/2010 | 07:42
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A construção de um prédio anexo ao da Câmara de Santo André para receber mais seis parlamentares que se juntarão aos atuais 21, a partir de 2013, determinado pela PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 336/09, não é viável na opinião de alguns vereadores.

O vereador Jurandir Gallo (PT) acredita que o espaço da Câmara andreense é suficiente para abrigar mais seis vereadores. "O espaço atual é muito mal utilizado. Basta otimizar e realizar uma bela reforma na Câmara", afirmou Gallo.

Buscar uma solução em conjunto com todos os parlamentares é uma das saídas para o vereador Donizeti Pereira (PV), que também não defende a construção de um prédio anexo. "Temos de discutir ideias que estejam dentro do orçamento do Legislativo e se possível adequar o espaço", declarou Donizeti.

Construir um outro prédio no Paço Municipal não é tão simples assim. O local está tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e qualquer intervenção tem de ser aprovada pelo órgão. "Por ser um patrimônio tombado, creio que a construção de um edifício no local está fora de cogitação", afirmou Donizeti.

Para o petista Gallo, essa discussão tem de começar logo. "Se começarmos uma reforma agora, em 2013 o Legislativo estará organizado e preparado para receber mais vereadores", disse Gallo.

Os dois parlamentares discordam quando o assunto é contratação de mais funcionários com a nova estrutura e vinda de mais vereadores à Câmara.

Para Donizeti os investimentos com a nova estrutura de 2013 terão de ser feitos na contratação de funcionários. "Trabalhamos atualmente com um número enxuto de funcionários na área administrativa. Isso terá de ser aumentado", contou o verde.

Gallo tem opinião contrária. "Com o aumento de vereadores, não é necessário aumentar o número de funcionários do administrativo. O Legislativo já tem funcionários suficientes para o trabalho atual e até para mais. O que é necessário é modernizar as áreas administrativas", relatou o petista.

A questão da Câmara. seja um novo prédio ou melhorar a distribuição do espaço interno, terá de ser solucionada ainda nesta gestão. Na próxima legislatura, que começa em 2013, a Câmara receberá mais seis vereadores, que implica em mais seis gabinetes, seis cadeiras no plenário e mais seis vagas na garagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;