Internacional Titulo
Venezuela tem novo Conselho Nacional Eleitoral
Da AFP
27/08/2003 | 20:47
Compartilhar notícia


Um novo CNE (Conselho Nacional Eleitoral) foi instalado esta quarta-feira na Venezuela com o desafio de examinar o pedido da oposição de submeter a plebiscito a continuidade do mandato do presidente Hugo Chávez.

Os 15 integrantes do novo CNE, cinco titulares e dez suplentes, e os membros de um também novo Conselho de Participação Política com funções de assessoramento, prestaram juramento esta quarta-feira ante o presidente do Tribunal Supremo de Justiça, Iván Rincón. Tanto o governo quanto a oposição qualificaram de positiva a designação.

“O povo venezuelano pode estar tranqüilo porque vamos dar garantias de um CNE imparcial, equânime, independente, para cumprir os objetivos dessa instituição”, afirmou Francisco Carrasquero, novo presidente do CNE.

O TSJ designou na noite de segunda-feira Francisco Carrasquero (presidente), Oscar Bataglini González, Jorge Rodríguez, Sobeida Mejía e Ezequiel Zamora, para a diretoria do organismo eleitoral.

Solução – A designação dos novos integrantes do CNE representa um dos passos para solucionar a crise política no país, como parte do acordo entre o governo e a oposição, assinado no dia 29 de maio, com o apoio da OEA (Organização de Estados Americanos).

A Constituição venezuelana permite um referendo para revogar os mandatos de todos os funcionários públicos eleitos, na metade do tempo cumprido o que, no caso de Chávez ocorreu no dia 19 de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;