Internacional Titulo
Europeus colaboraram com EUA em vôos para prisões secretas
Da AFP
06/06/2006 | 23:13
Compartilhar notícia


Reportagem da rede de televisão britânica BBC afirma que os governos europeus colaboraram com os Estados Unidos na captura e no transporte de supostos terroristas para prisões secretas no leste da Europa.

Em seu programa "Newsnight", a rede britânica cita cópia de um relatório sobre o tema realizado para o Conselho Europeu pelo deputado suíço Dic Marty, que será publicado nesta quarta-feira.

O relatório assinala o envolvimento de 14 governos europeus no transporte de suspeitos de terrorismo detidos pelos americanos, tanto pela Europa como pelo Afeganistão e um terceiro país.

Os suspeitos foram capturados em países como Espanha, Turquia, Alemanha e Chipre, enquanto Portugal, Irlanda, Grécia e Grã-Bretanha serviram de bases de apoio para os vôos organizados pela Agência Central de Inteligência americana (CIA) para interrogar os detidos em outros países.

Na Itália, Suécia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia também ocorreram operações de captura de supostos terroristas islâmicos.

A BBC precisou que as acusações mais graves do relatório de Marty envolvem Polônia e Romênia, com "novas provas sobre prisões secretas da CIA que funcionaram ou ainda funcionam nos dois países".

"Apenas com o intencional ou negligente conluio de outros países europeus, esta rede pode se estender por toda a Europa", completa o relatório citado pela BBC.

Segundo a emissora, Marty baseou suas conclusões nos planos de vôo estabelecidos por controladores de tráfego aéreo, que mostram "um claro ritmo" de missões específicas para o transporte de prisioneiros.

Como prova da informação, a BBC citou uma entrevista com Muhammad Bashmilah, um iemenita que afirmou à rede de televisão britânica ter sido capturado na Jordânia, em outubro de 2003, para ser levado ao Afeganistão e, dali, para uma prisão secreta em local desconhecido.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;