Internacional Titulo
ONU consegue apoio iraniano à paz no Líbano
Do Diário do Grande ABC
18/06/2000 | 19:49
Compartilhar notícia


O secretário geral da ONU, Kofi Annan, iniciou neste domingo um giro pelo Oriente Médio, com uma rápida visita a Teera, durante a qual conseguiu o "apoio" do Ira para a paz no Líbano.

Por ocasiao desta rápida visita, o guia da República Islâmica do Ira, o aiatolá Ali Khamenei, deu a entender pela primeira vez a perspectiva de uma "soluçao" para o Oriente Médio, com Teera podendo integrar um acordo com Israel.

"Nao se pode ignorar o povo palestino. Para se obter uma soluçao, é necessário que os direitos dos palestinos sejam totalmente respeitados", declarou Khamenei durante um encontro com o secretário geral da ONU, Kofi Annan, citado pela rádio.

Até agora, Teera, que se recusa a reconhecer Israel e se opoe ao processo de paz, preconiza exclusivamente a luta, incluindo a armada, contra Israel.

Em referência ao Líbano, Khamenei elogiou o papel da ONU e de Annan durante a recente retirada israelense, mas assegurou que a retirada "nao terminou".

Aval - O Conselho de Segurança da ONU apoiou formalmente, neste domingo, a notícia dada pelo secretário-geral Kofi Annan sobre a total retirada das tropas israelenses do sul do Líbano, no dia 16 deste mês. Annan tinha ameaçado cancelar a viagem que faria nesta segunda-feira ao Líbano se o Conselho de Segurança nao ratificasse a verificaçao da ONU sobre a saída das tropas israelenses, disseram os diplomatas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;