Economia Titulo
Cegonheiro economiza com compra conjunta
Fabiana Marinello
Da Redaçao
28/09/2000 | 21:45
Compartilhar notícia


A Cooperativa dos Cegonheiros (Coopceg), sediada em Sao Bernardo, criada em outubro do ano passado, tem conseguido reduzir em até 17% os custos de aquisiçao de materiais utilizados por seus 600 caminhoneiros associados. É o caso da compra de pneus para os veículos. No ano passado, os produtos custavam, segundo dados da entidade, R$ 340 cada um. Este ano, a compra pela Coopceg foi fechada a R$ 290 a unidade.

Na aquisiçao do seguro de veículos de alguns associados, a Coopceg obteve a reduçao de em média 12% no valor das negociaçoes este mês, na comparaçao com a média paga no ano passado. "Se conseguíssemos o mesmo preço já seria bom. A queda é excelente", comentou o presidente da entidade, Aliberto Alves.

Para obter estes resultados, a Coopceg atua com a compra em escala, ou seja, quanto maior a quantidade da compra, menor o preço do produto e maior o poder de barganha com os fabricantes. "O objetivo é eliminar a figura do lojista. Compramos direto do fabricante e, assim, conseguimos reduzir nossos custos."

A previsao inicial de Alves era fechar o ano 2000 com cerca de 500 cotas - uma espécie de título que garante a participaçao na entidade - vendidas aos associados. Até este mês, no entanto, foram contabilizadas 800 cotas vendidas. O objetivo é ter 1,5 mil cotas até os próximos dois anos.

Competitividade - Segundo Alves, na regiao há cerca de 1,7 mil cegonheiros, mas, além dos profissionais do Grande ABC, a entidade conta com associados de outros Estados. Além disso, o mesmo profissional pode ter mais de uma cota, o que significa que ele tem mais de um caminhao, explicou Alves.

Para o presidente da entidade, a reduçao de custos é importante para aumentar a competitividade dos caminhoneiros.

Ele explicou que o ganho obtido nao será repassado para os clientes. "Porém, com menos custos, eles estarao mais flexíveis, poderao negociar melhor os preços do frete."

O próximo passo da entidade é adquirir um terreno para a instalaçao de um shopping para os cegonheiros. "Conforme o número de compras for aumentando, vamos precisar de um local para estocar os produtos", disse.

Além disso, a Coopceg quer instalar um posto para a venda de diesel mais em conta para os caminhoneiros. "Isso ainda está em projeto, mas já conversamos com alguns distribuidores e existe a possibilidade de conseguirmos também adquirir o combustível mais barato."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;