Internacional Titulo
Espanha e Marrocos chegam a acordo sobre Perejil
Das Agências
20/07/2002 | 17:33
Compartilhar notícia


Espanha e Marrocos chegaram a um acordo sobre a ilhota de Perejil, no mar Mediterrâneo, e os cerca de 70 militares espanhóis que ocupavam o local desde quarta-feira já se retiraram da ilha.

O acordo permite a volta ao statu quo anterior a 11 de julho, quando uma pequena guarnição de soldados marroquinos desembarcou na ilhota e desencadeou uma crise diplomática entre os dois países. Uma semana depois, a Espanha realizou uma operação militar para expulsar os militares marroquinos.

Fontes espanholas afirmaram também que os ministros dos Assuntos Exteriores da Espanha, Ana Palacio, e Marrocos, Mohamed Benaisa, se reunirão na próxima segunda-feira, 22 de julho, em Rabat, capital do Marrocos.

A ilha de Perejil é pequena (tem tamanho semelhante ao de um campo de futebol) e desabitada, mas sua posse não fica clara nos tratados internacionais.

Desafio – Antes do anúncio do acordo, os soldados espanhóis detiveram o marroquino Djamel Tabit, 27 anos, que conseguiu chegar a Perejil levando duas bandeiras de seu país. O jovem alcançou a ilha a bordo de uma pequena lancha inflável. Três soldados espanhóis o imobilizaram rapidamente e o algemaram.

Segundo uma testemunha marroquina, Tabit viajou mais de 500 quilômetros com a intenção de realizar o gesto de desafio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;