Economia Titulo
Vendas de veículos batem recorde
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
02/10/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


A indústria automobilística nacional atingiu recorde, com a marca de 2,5 milhão de veículos zero-quilômetros vendidos de janeiro a setembro deste ano, de acordo com dados divulgados ontem pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O volume é 8,69% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

O resultado de vendas (de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) nos primeiros nove meses se deu apesar da ligeira queda no resultado mensal, de 0,54% frente ao mesmo mês de 2009 e de 1,84% na comparação com agosto deste ano. No entanto, as variações negativas foram minimizadas por representantes do setor.

O presidente do Sincodiv-SP (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado de São Paulo), Octávio Vallejo, citou que a redução frente ao mês anterior não é significativa e precisa ser relativizada, já que setembro tem um dia útil a menos que em agosto. Pela média diária, houve alta de 2,93% para automóveis e comerciais leves.

Para o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, se houvesse mais dias de vendas, seria possível ter resultado positivo.

Por sua vez, em relação ao mesmo período do ano passado, o resultado levemente menor refletiu a vigência do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido, incentivo que terminaria em 30 de setembro de 2009 e, depois, foi prorrogado, o que gerou antecipações de compras.

MELHORA
A perspectiva para outubro é de expansão nos resultados, na avaliação de executivos de concessionárias da região. "No fim de ano é sempre melhor, com a previsão de entrada do 13º salário, tem gente que já negocia a compra do carro neste mês", afirmou Maurício Mendes, gerente de revenda Fiat localizada em Diadema. Expectativa otimista tem também a gerente Edneia Vedovatto, de loja da bandeira Volkswagen em Santo André. "Devemos crescer uns 10% em outubro", projeta.

Para Vallejo, a queda do desemprego e a disponibilidade dos bancos em financiar consumidores, via CDC (Crédito Direto ao Consumidor) ou leasing, também favorecem a expansão do mercado.


Meta de crescimento de 8% em 2010 deve ser alcançada

Representantes do setor automotivo avaliam que será possível alcançar a meta da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) de 3,4 milhões de unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus vendidas neste ano, 8,2% mais do que as 3,14 milhões em 2009.

Para isso, será preciso manter o ritmo atual de cerca de 300 mil unidades comercializadas mensalmente, nos últimos três meses. Com esse desempenho neste trimestre, seriam mais 900 mil unidades, que se somariam às 2,5 milhões registradas até agora.

O presidente do Sincodiv-SP, Octávio Vallejo, estima crescimento de 8% até 9% no volume de vendas neste ano.

Por sua vez, a Fenabrave revisou para cima suas projeções. Incluindo motocicletas e implementos rodoviários, o setor deverá emplacar 5,1 milhões de unidades, alta de 8,05%. O percentual fica pouco acima dos 7,82% da estimativa anterior, divulgada em junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;