Política Titulo
Lula diz que corrupção prejudica os mais pobres
25/07/2005 | 23:32
Compartilhar notícia


Ao visitar nesta segunda-feira as obras de ampliação do aeroporto de Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em discurso de improviso, que a corrupção reduz a eficácia dos gastos públicos e prejudica os mais pobres. Diante de 400 empregados da Infraero, a empresa que administra os aeroportos brasileiros, Lula elogiou a atitude do funcionário Francisco Cavalcante, que há um ano encontrou uma maleta com US$ 10 mil no banheiro do aeroporto e entregou o dinheiro à administração da empresa.

"Vocês percebem que gestos como esse engrandecem o ser humano, porque nós estamos percebendo, com todas as denúncias que acontecem no Brasil, que se nós tivéssemos 180 milhões de Franciscos, certamente o dinheiro do Brasil daria para a gente fazer muito mais coisas para o povo pobre deste país do que se as pessoas levarem dinheiro", afirmou Lula. Pouco antes, o presidente posou para fotos ao lado de um enorme buraco das obras, com muito barro, e brincou com uma das funcionárias da empresa, Elisângela Rodrigues, 22 anos, sua eleitora, pedindo para que ela levantasse o capacete para que seu rosto aparecesse nas fotos.

Na solenidade, Lula ouviu o presidente da Infraero, Carlos Wilson, que se despedia do cargo, fazer um balanço das obras da empresa no país e, repetir aos trabalhadores o discurso do próprio Lula e de petistas como Delúbio Soares, de que há uma conspiração das elites contra ele. "Esta é a maior resposta que podemos dar àqueles que por preconceito não aceitam que um igual a vocês tenha chegado à presidência", disse, para mostrar que o governo responde à crise com ações.

Tentando resgatar seu discurso de sindicalista e operário, recurso que tem usado e abusado nos encontros com as classes mais baixas desde que as denúncias contra seu governo se acirraram, o presidente Lula voltou a atacar o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e comparar com os avanços na área social da sua administração.

Lula informou que nos últimos 30 meses seu governo criou 12 vezes mais empregos ao mês do que o anterior, que o dinheiro destinado à agricultura familiar cresceu quase o dobro e que foram investidos 14 vezes mais recursos para o saneamento básico nesse período, do que entre 1999 e 2002.

Ao falar sobre os avanços na educação em seu governo, Lula voltou a lembrar seu passado difícil e recomendou aos trabalhadores que não deixem de estudar, a fim de exercerem uma função melhor e alcançarem um salário melhor. "A gente não pode se entregar à mesmice que nós herdamos dos nossos pais porque muitas vezes eles não tiveram condições de nos dar, quando a gente precisava uma melhor qualidade de vida", ensinou o presidente, recomendando que, agora que todos já estão adultos, "nós temos que futucar o tipo de vida que nós queremos deixar para os nossos filhos, para os nossos netos". Em seguida, Lula apelou aos trabalhadores que deixaram a família em outros Estados que nunca esqueçam dos filhos, "porque eles serão resultado do que vocês fizerem por eles hoje".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;