Economia Titulo
Agências do INSS do ABC têm atendimento 50% maior após greve
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
09/06/2004 | 22:50
Compartilhar notícia


Grandes filas voltaram a se formar nesta quarta nas portas das agências do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) do Grande ABC. Muitas pessoas passaram a noite para tentar dar entrada em pedidos de benefícios ou para saber do andamento de seus processos. Segundo as gerências regionais da Previdência da região, o acúmulo de serviço, devido a cerca de 40 dias de paralisações, era o motivo de o movimento não ter se normalizado. O órgão do governo retomou seus serviços ao público na última sexta-feira na região. As gerências estimavam que o atendimento diário está 50% superior ao de dias normais e a previsão é de que levará em torno de dez dias para a volta à normalidade. Aproximadamente 4 mil pessoas teriam passado nesta quarta pelos postos do INSS da região.

A gerente da regional de Santo André (que engloba também as agências de São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires), Fátima Conceição, disse que os funcionários realizam uma triagem logo na abertura, às 8h e fazem a distribuição de senhas para quem quer dar entrada nos pedidos de aposentadoria. Também há triagem e distribuição de senhas nas unidades de São Bernardo e Diadema, segundo o gerente da regional São Bernardo, Genésio Denardi. Ele afirmou que infelizmente não dava para atender a todos os que compareciam, devido ao excesso de procura.

Por conta disso, muitos chegaram com antecedência. Foi o caso da coordenadora de expedição Maria Mariano, 37 anos, que foi à unidade de São Bernardo às 19h de terça-feira para ter certeza de que seria atendida nesta quarta. “E não fui a primeira, minha senha era de número 53”, afirmou. Ela foi para receber um auxílio doença e viu de perto brigas por causa de lugares na fila. Foi atendida às 9h, treze horas depois.

“Se não chegar cedo, não consegue ser atendido. Cheguei às 4h30. Depois das 5h já fica tarde”, afirmou a auxiliar de limpeza Maria Helena Duarte Ferreira, 47 anos, que se dirigiu à agência de Santo André nesta quarta para dar entrada na aposentadoria por acidente de trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;