Internacional Titulo
Rússia não enviará mais tropas à parte ocidental de seu território
Da AFP
06/12/2007 | 09:50
Compartilhar notícia


A Rússia não enviará mais tropas à parte ocidental de seu território se os países da Otan desistirem de aumentar o número de soldados perto de suas fronteiras, declarou nesta quinta-feira o vice-ministro das Relações Exteriores, Alexandre Gruchko.

"A Rússia não tem planos de aumentar sua presença militar na Europa (a parte européia da Rússia) se não houver a intenção por parte da Otan de ampliar sua presença militar", disse Gruchko à agência Interfax.

A Rússia deve suspender a partir do dia 12 de dezembro sua participação no tratado das Forças Convencionais na Europa (FCE), que limita o número de armas convencionais e impõe aos países signatários trocas regulares de informação e de procedimentos de inspeção.

A FCE, um dos acordos chave sobre segurança no continente europeu desde o fim da Guerra Fria, foi assinado em 1990 pelos países da Otan e do Pacto de Varsóvia, um ano antes da queda da URSS.

O texto foi "adaptado" em 1999 em Istambul para levar em conta o desaparecimento do bloco soviético. No entanto, os países da Otan não ratificaram essa versão revisada, argumentando que a Rússia mantém tropas nas regiões separatistas pró-russas das ex-repúblicas soviéticas Georgia e Moldavia.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;