Política Titulo
Saída de Maurício expoe PSDB
Alexssander Soares
Da Redaçao
16/10/1999 | 20:47
Compartilhar notícia


A decisao do prefeito de Sao Bernardo, Maurício Soares, de trocar o PSDB pelo PPS do ex-ministro Ciro Gomes foi o episódio que mais expôs o esvaziamento da sigla tucana no Grande ABC.

A desfiliaçao do prefeito, seguida da debandada dos quatro vereadores tucanos e de quatro secretários municipais, resultou em uma crise que paralisou o partido na cidade.

Com o status de manter a única administraçao tucana na regiao, que contava com o total apoio do governador Mário Covas, o PSDB de Sao Bernardo implodiu e acabou virando palco de uma disputa judicial. O diretório municipal sofreu uma retaliativa intervençao da Executiva Estadual no mês passado que foi parar na Justiça.

A crise tucana em Sao Bernardo é a responsável pelo cancelamento da convençao municipal para renovaçao do quadro de dirigentes. O Diretório Municipal é o único da regiao que nao realiza eleiçao neste domingo.

Presidente municipal destituído, Carlos Maciel, secretário de Assuntos Jurídicos de Sao Bernardo, amparado por uma liminar judicial, é o único tucano aliado de Maurício Soares que vem resistindo ao ultimato do PSDB estadual. A ordem foi: ou deixavam a administraçao ou o partido.

A batalha jurídica entre o destituído Carlos Maciel e a Executiva Estadual tucana também reflete a pretensao do PSDB de lançar candidato próprio à Prefeitura no próximo ano.

Enquanto todos os diretórios tucanos da regiao encaram as convençoes como início da discussao das eleiçoes municipais de 2000, o PSDB de Sao Bernardo passa por uma situaçao complicada (veja quadro nesta página) e está longe de viabilizar um nome para concorrer contra Maurício, virtual candidato à reeleiçao pelo PPS.

O presidente destituído preferiu nao realizar a convençao municipal. "Eu até teria condiçoes legais para realizar a convençao, mas nao vou entrar nesse mérito".

Maciel repassou a responsabilidade da eleiçao dos novos dirigentes partidários à Comissao Provisória nomeada pela Executiva Estadual. "Eles decretaram a intervençao por seis meses, entao, que decidam quando será realizada a eleiçao."

O presidente destituído luta na Justiça para manter seu mandato à frente do PSDB. A intervençao em Sao Bernardo foi decretada no último dia 27, apenas 15 dias antes do fim oficial do mandato de Maciel.

Outra frente de luta do presidente destituído é tentar a impugnaçao das filiaçoes anunciadas pela Executiva Estadual após decretada a intervençao.

Dentre os novos filiados, destacam-se o presidente da subseçao da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Sao Bernardo, Ferdinando Credídio, e o empresário Carlos Pastoriza, vice-presidente da Abimaq (Associaçao Brasileira das Indústrias de Máquinas). Os dois novos membros podem se tornar alternativas do PSDB para concorrer à Prefeitura.

A resposta do tucanato estadual veio pelo assessor jurídico do PSDB, Milton de Moraes Terra, informando que a comissao interventora em Sao Bernardo já foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Sao Paulo, mantendo inclusive as filiaçoes deferidas pela Executiva Estadual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;