.
Seja tênis, chinelo, rasteirinha ou sapatilha, sempre tem aquele que é o nosso favorito e a gente torce nunca para estragar. Mas isso também exige paciência e cuidado para conservar e guardar o calçado. A professora de moda Haranin Julia Maria Lima de Souza, da Escola de Moda da Sigbol Fashion dá dicas:
- Os sapatos devem estar sempre guardados em lugares ventilados para evitar a proliferação de fungos.
- Guardar nas caixas não é aconselhado porque é difícil de ver no dia a dia. E por ser abafado, pode criar mau cheiro e, em alguns materiais, até mofo.
- O ideal é organizar de forma que fiquem visíveis na hora de escolher; não deixe amontados para não danificar.
- Sempre limpe antes de guardá-los, pois o suor dos pés e a sujeira da rua pode causar proliferação de fungos. De preferência, deixe encostado na parede um pouco inclinado para secar antes de guardar e evitar mau cheiro.
- Nunca deixe o calçado no sol, pois o calor pode fazer com que alguns tipos de materiais percam a cor e ressequem.
- Para evitar mau cheiro existem talcos e desodorantes específicos.
- Na hora de limpar os modelos feitos de material sintético, dá para usar pano seco ou escovinha para tirar a sujeira. De couro, passe pano com água e depois lustra-móveis para hidratar e deixar brilhante. E de tecido ou plástico pode ser lavado a mão.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.