Internacional Titulo
Israelense diz que reivindica os locais sagrados judaicos
Do Diário do Grande ABC
21/09/2000 | 19:10
Compartilhar notícia


O chanceler interino israelense, Shlomo Ben Ami, disse quinta-feira à TV pública israelense que Israel só reivindica os locais sagrados judaicos do Monte do Templo, o assunto mais espinhoso das negociaçoes entre israelenses e palestinos. O ministro disse que o país dele abre mao dos locais muçulmanos. "Nao podemos renunciar a soberania sobre o Monte do Templo mas nao reivindicamos os locais santos do Isla", comentou.

A Explanada das Mesquitas, denominada pelos judeus Monte do Templo, constitui o tema central das discussoes que levaram o diálogo a um impasse em julho, na última cúpula de Camp David, nos EUA.

"Da mesma forma que reconhecemos os locais sagrados do Isla, queremos que os muçulmanos reconheçam nosso vínculo com (...) o Monte do Templo", disse Ben Ami. "Se alcançamos esse equilíbrio, teremos matéria para refletir (...) mas até agora nao nos foi apresentada qualquer proposta", acrescentou.

A Esplanada das Mesquitas inclui o Santuário da Roca e a Mesquita al-Aqsa, terceiro local sagrado do Islao, depois de Meca e Medina.

Israel acha que conserva o controle do Monte do Templo, o local mais sagrado do judaísmo, destruído pelos romanos no ano 70, onde só restou o Muro das Lamentaçoes.

Ben Ami declarou que os americanos nao apresentaram qualquer proposta sobre uma eventual divisao da soberania sobre os locais santos en Jerusalém Leste.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;