Cultura & Lazer Titulo
Cordel do Fogo Encantado poupa energia
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
04/09/2001 | 19:13
Compartilhar notícia


Em tempos de apagão, o som do grupo Cordel do Fogo Encantado e as performances de Zé do Caixão compensam a pouca iluminação do projeto Luz de Emergência, do Sesc Pompéia, em São Paulo. O show acontece às 21h desta quarta, sem usar nada de energia elétrica, e com ingressos a preços populares (R$ 3 e R$ 6).

A iluminação será garantida por lampiões a gás, velas e candelabros. No cardápio, nenhum prato que precise de energia elétrica para o preparo. E o espetáculo, totalmente acústico.

Com essas condições, os pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado mostram suas habilidades, basicamente percussivas. O grupo, criado há seis anos na cidade de Arcoverde (a 250 km de Recife), tem ligações com o mangue beat e com as tradições artísticas e populares nordestinas.

Com o trabalho bem recebido pelo público paulista, o Cordel incorpora ritmos como o toré indígena, o samba de coco e o reisado. As influências também vêm das músicas de terreiros de candomblé. Outra característica importante é a presença da literatura de cordel e da poesia oral do sertão.

A base do repertório a ser apresentado nesta quarta deve ser o CD de estréia do grupo, intitulado Cordel do Fogo Encantado. O disco, gravado no ano passado, tem produção do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos.

Pouca luz e velas acesas garantem o clima para a apresentação de Zé do Caixão, personagem do ator e cineasta José Mojica Marins. Representante do terror brasileiro, Zé do Caixão estrela filmes como À Meia-Noite Levarei sua Alma (1964), Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver (1967) e O Despertar da Besta (1970).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;