Nacional Titulo
Governo anuncia medidas para impedir entrada da 'gripe do frango'
Do Diário OnLine
Com Agências
10/02/2004 | 23:27
Compartilhar notícia


O governo brasileiro adotou, a partir desta terça-feira, uma série de medidas para impedir a entrada da 'gripe do frango' no Brasil. Todo o material genético, proveniente de frangos vindos de outros países, só pode entrar pelos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e de Viracopos, em Campinas. Segundo o secretário, 90% desse material já entrava por esses aeroportos.

Outra medida é a implantação de detectores de matéria orgânica para o controle de bagagens e passageiros, nos aeroportos. Isso porque o vírus sobrevive por mais tempo dentro de matéria orgânica, como fezes de aves. A previsão é de que esses aparelhos estejam instalados até junho. "Iremos aumentar também de dois para seis o número de veterinários presentes nos aeroportos, por meio de remanejamento", afirma Dimarzio.

Há ainda um plano de contingência — para o caso da doença entrar no país. Segundo o gerente do Programa Nacional de Sanidade Avícula, Egon Vieira, a primeira medida, em caso de surto da doença, é a interdição de propriedades e suspensão do trânsito de pessoas e animais no local de foco.

O ministério quer também aumentar o número de laboratórios credenciados para a realização do diagnóstico sorológico do vírus. Atualmente, o Brasil tem dois laboratórios capacitados para diagnosticar a doença. Outra medida é adequar o laboratório Lara, em Campinas, interior de São Paulo, para a produção de antígenos para o diagnóstico. Para isso, serão importados os 15 subtipos do vírus, com o objetivo de produzir os antígenos e soros específicos utilizados no diagnóstico.

No próximo dia 19, 250 técnicos serão treinados, em Campinas, para identificar a doença. O Ministério pretende também divulgar material informativo sobre a 'gripe do frango' para a população e cadeia produtiva.

Com Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;