Cultura & Lazer Titulo
Homens do século 20 no papel
Do Diário do Grande ABC
11/06/2008 | 07:07
Compartilhar notícia
Reprodução


O Masp inaugura amanhã para convidados e na sexta-feira para o público a exposição Desenhos Espanhóis do Século 20 - Coleção Fundación Mapfre. São 82 obras selecionadas, que vão de esboços e ilustrações até a obra de arte, reunindo trabalhos de Picasso, Dali, Miró, Julio Gonzales, Juan Gris, Francis Picabia, Joaquim Torres Garcia, Rafael Barradas e Antoni Tàpies, entre outros.

O diretor Geral do Instituto de Cultura Fundación Mapfre, Pablo Jiménez Burillo, explica que a coleção foi reunida com muita vibração e com um grande envolvimento pessoal. "Cada um dos desenhos foi escolhido por seu valor em si mesmo em detrimento da própria história do artista e da arte", comenta.

"Achei que alguns deles estavam perdidos para sempre após uma primeira tentativa de compra; depois, misteriosamente, voltaram. As obras desta coleção estão ligadas a uma parte da minha vida pessoal e profissional, mas também a minha própria percepção da história da arte", acrescenta Burillo.

Segundo ele, a coleção conta histórias a história de alguns homens que deixaram esses traços para falar de suas vidas, de seus mais intensos e ardentes desejos.

"Assim, esta coleção que apresentamos é como um conto breve, um conto construído sobre pequenas histórias que aconteceram na primeira metade do século passado, algo que diz respeito a todos nós e que nos ajuda a explicar a nós mesmos", conclui. (da AE)

Desenhos Espanhóis do Século 20 - Coleção Mapfre - Exposição. No Masp - Avenida Paulista, 1.578, São Paulo 3251-5644. De terça a domingo, das 11h às 18h (quinta-feira até 20h). Ingressos: R$ 15 (terça-feria a entrada é franca). Abertura amanhã, às 19h30, apenas para convidados; ao público na sexta-feira. Até 27 de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;