Política Titulo
O Grande ABC é deles
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
09/08/2010 | 07:44
Compartilhar notícia


Os primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto para o governo de São Paulo estarão no Grande ABC nesta semana. De olho em 1,9 milhão de eleitores, Geraldo Alckmin (PSDB) e Aloizio Mercadante (PT) desembarcam na região com o objetivo em comum, mas para finalidades distintas.

Conquistar a simpatia do eleitor das sete cidades é, para Alckmin, caminhar para a vitória no primeiro turno. No último levantamento publicado pelo Ibope, o tucano aparece com 50% das intenções de voto, o suficiente para liquidar a disputa em 3 de outubro. Mercadante, que ostenta 14%, terá de distribuir muitos abraços para reverter o quadro e adiar a definição do novo governador para o segundo turno.

Alckmin será o primeiro a dar as caras na região. Hoje a agenda do tucano contempla Santo André, onde gravará programa eleitoral no Hospital Estadual Mário Covas e, em seguida, às 12h, faz caminhada no Centro. A concentração da militância será na Praça do Carmo, em frente à Igreja Matriz.

O trajeto para o tradicional corpo a corpo inclui a Rua Coronel Oliveira Lima, um dos principais pontos comerciais da cidade. Para arrebatar os eleitores, Alckmin deverá ter o reforço do prefeito, Aidan Ravin (PTB), que foi convidado para a atividade pela coordenação da campanha do tucano.

"Espero que ele (Aidan) recepcione nosso candidato ao governo, já que a caminhada está programada para o horário do almoço e sua presença não ferirá a legislação", afirma o coordenador regional do PSDB, Cézar de Carvalho.

A estratégia de Mercadante é semelhante. Na quarta-feira, às 10h30, tem caminhada agendada no Centro de Diadema. Mas, se em Santo André Aidan recepcionará Alckmin, o mesmo não deverá ocorrer com o candidato petista ao governo.

Apesar de ingressar em território amigo, o senador não deverá ter na atividade a companhia do prefeito Mário Reali (seu correligionário), já que a visita está programada para durante o expediente na Prefeitura.

BRIGA PELO ESPAÇO

Tucanos e petistas veem o Grande ABC como um dos principais focos de disputa eleitoral do País. Tanto que os dois grupos projetam para a região grandes atividades.

A coordenação da campanha de Geraldo Alckmin anunciou para a segunda quinzena do mês um "mega evento" em Santo André para angariar votos. Além do candidato ao governo do Estado, o presidenciável José Serra poderá estar presente.

Em contrapartida, o PT já se programou para coibir a ofensiva tucana. "Daqui para o fim das eleições teremos semanalmente na região ao menos um candidato a cargo majoritário", revela o coordenador da Macro PT ABC, Humberto Tobé.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;