Cultura & Lazer Titulo Gastronomia
Tomate: versátil e saudável
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
06/05/2012 | 07:16
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Com polpa suculenta, repleta de sementes, o tomate é base de molhos para massas e carnes, além de combinar muito bem com saladas e lanches variados. Diferentemente do que muitos imaginam, não se trata de um legume, mas um fruto gerado a partir da fecundação da flor do tomateiro.

Conforme a variedade de tipos, o tomate apresenta sabores e formatos diferentes. Enquanto o italiano (adequado para molhos), por exemplo, é alongado e tem sabor adocicado, o tomate-caqui é mais arredondado e tem a polpa um pouco ácida, sendo bastante utilizado em saladas.

Quando fica maduro, a fruta apresenta cor vermelha devido à grande quantidade de licopeno, substância que combate os radicais livres por meio de sua ação antioxidante; previne o câncer de próstata, ovário e mama; reduz o colesterol e ajuda na defesa do organismo contra infecções.

O tomate possui também vitaminas do complexo B, vitamina C, fósforo e potássio. Entretanto, portadores de cálculos renais, reumatismo e artrite precisam evitar o consumo em demasia porque a fruta apresenta grande quantidade de sais de cálcio.

Presente na culinária de diferentes partes do mundo, o tomate teve o consumo difundido somente no século 19. Antes considerado venenoso, era utilizado pelos europeus como planta ornamental.

BRUSQUETTA CAPRESE
chef Reynaldo Pucca Junior

Ingredientes
4 tomates italianos sem pele e sem sementes
50 ml de azeite
4 fatias de pão italiano
1/2 dente de alho
100 g de parmesão ralado grosso
Manjericão picado a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Pique os tomates em cubos pequenos. Coloque-os numa vasilha, misturando o azeite, o manjericão, o sal e a pimenta-do-reino. Reserve.

Esfregue o dente de alho nas fatias de pão italiano, disponha-os em uma fôrma e leve ao forno pré-aquecido até dourar levemente. Retire. Coloque a mistura de tomate sobre as fatias de pão e salpique o parmesão por cima.

Leve ao forno médio novamente por dez minutos. Decore com uma folha de manjericão e sirva imediatamente.

Tempo de preparo: 30 minutos.
Rendimento: 4 porções.


PAPPARDELLA COM MOLHO DE TOMATES FRESCOS
chef Nathália Crepaldi

Ingredientes
200 gr de pappardella
500 gr de tomates
100 gr de linguiça toscana
Manjericão a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo
Comece pelo molho. Faça um leve corte nos tomates, na parte traseira, e jogue-os em água fervente até a pele começar a soltar. Reserve um tomate sem pele. Em seguida, jogue os outros em água fria com gelo. Corte os tomates, retire as sementes e dê uma leve picada. Reserve.

Pique o alho e doure-u no azeite. Adicione os tomates picados. Rasgue com os dedos as folhas de manjericão e as coloque no molho. Tempere com um pouco de sal e pimenta branca. Deixe o molho no fogo baixo e mexa pouco a pouco.

Enquanto o molho for apurando, corte a linguiça toscana em finas fatias. Em seguida, coloque-as com um fio de azeite no fogo médio até ficarem bem douradas e crocantes.

Cozinhe a pappardella. Quando a linguiça estiver bem crocante, misture-a no molho de tomate. Tempere com sal se for necessário. Quando a pappardella estiver cozida, acrescente-a no molho (ou sirva com o molho a parte se for de sua preferência).

Corte em gomos o tomate que foi reservado sem pele. Depois dê uma leve grelhada nos gomos de tomate com azeite e folhas de manjericão. Coloque a pappardella com o molho no prato e por cima os gomos de tomate temperados.

Tempo de preparo: 30 minutos.
Rendimento: uma porção.


ARROZ DE POLV0 À CAIO
chef Ilda Vinagre

Ingredientes
350g de arroz
1 polvo com cerca de 1,5kg
1 cebola grande
2 tomates maduros
10 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de salsa
70g de manteiga
0,5 ml de azeite
Água a gosto
Piripiri a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo
Congele o polvo. Depois de descongelado, lave-o bem para tirar toda a viscosidade. Corte aos bocados. Faça refogado com a cebola, os dentes de alho picados, os tomates sem peles nem sementes, a folha de louro, a salsa, o azeite e a manteiga.

Quando começar a ficar tudo meio desfiado, junte o polvo, e refogue um pouco. Adicione porção de água, suficiente para refogar o polvo, tempere com sal e piripiri e deixe cozer com tacho tapado ou em panela de pressão.

Depois de bem cozido, meça o caldo (três vezes o volume do arroz). Logo que levantar fervura, misture o arroz cozido. Sirva assim que estiver cozido.

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos.
Rendimento: 5 porções.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;