Economia Titulo
Atraso gera greve em metalúrgica de Guarulhos
Do Diário do Grande ABC
06/01/1999 | 17:44
Compartilhar notícia


Os trabalhadores da Iderol S.A., fabricante de caçambas e carretas sediada em Guarulhos, na Grande Sao Paulo, estao em greve desde segunda-feira por falta de pagamento do salário de dezembro e do 13º salário. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, 80% dos funcionários aderiram à paralisaçao.

O diretor do sindicato, Jucelino Marcelino Moreira, informou que a Iderol deixou de depositar o FGTS dos trabalhadores e nao está pagando as férias vencidas de alguns dos funcionários. Segundo ele, desde outubro 120 empregados foram demitidos sem justa causa. Os trabalhadores em greve recusaram a proposta da metalúrgica, que se comprometeu a pagar o salário atrasado de dezembro no dia 20 deste mês. Uma nova assembléia foi marcada para esta quinta, às 7 horas, na porta da fábrica.

O diretor-administrativo da Iderol, Daniel Cândido Lindolfo, alegou que a empresa teria negociado com o sindicato o pagamento do 13º salário em três parcelas, com vencimentos em 23 de dezembro (30%), 26 de janeiro (40%) e 26 de fevereiro (40%). Ele confirmou que a primeira parcela, vencida em dezembro, está atrasada. Segundo Lindolfo, a empresa propôs a transferência do pagamento para 26 de março, mantendo as datas negociadas para as outras parcelas.

De acordo com o diretor, cerca de 70 trabalhadores foram demitidos desde outubro. Ele confirmou o atraso no pagamento dos acordos de rescisao contratual de 50 desses funcionários. A empresa alega dificuldades financeiras relacionadas à retraçao nas vendas nos últimos meses do ano passado e à crise macroeconômica.

A Iderol que faturou R$ 25 milhoes no ano passada e estava concordatária até o mês de maio, emprega 320 pessoas (250 na produçao e 70 na área administrativos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;